Outros

Boletim Climatológico para janeiro de 2013

VERÃO SEM EL NIÑO OU LA NIÑA INDICAM CHUVAS DENTRO DA NORMALIDADE PARA A AGRICULTURA


Publicado em: 26/12/2012 às 10:30hs

Boletim Climatológico para janeiro de 2013

Nos próximos dias, segundo o calendário dos Maias, terá fim um dos grandes ciclos da Humanidade. Para alguns isso representa o fim do mundo. Em Brasília isso ocorrerá exatamente às 10h11min (horário brasileiro de verão - HBV) do dia 21, sexta feira, exatamente um minuto antes do solstício de verão que ocorrerá às 10h12min (HBV), momento em que o sol estará exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Nesse momento terá início a estação do verão do Hemisfério Sul, onde os dias são mais longos e as noites mais curtas, sendo que as principais características dessa estação são o calor constante associado a eventos de chuvas de grande intensidade.

O clima nas últimas semanas

Nas últimas semanas o clima favoreceu a ocorrência de chuvas generalizadas, manteve os níveis de umidade adequados para as principais regiões produtoras do Brasil. Na região Sul do Paraná, Norte do Rio Grande do Sul e mais a Oeste de Santa Catarina as chuvas têm contribuído para o aumento da umidade disponível para a soja e o milho, porém não têm ajudado na fase final do trigo de inverno. Em Minas Gerais as chuvas têm favorecido, parcialmente, as culturas de verão. O calor tem sido um evento constante na maior parte do país, sendo que na região Nordeste a colheita da cana-de-açúcar e do cacau tem sido beneficiada pela ausência de chuvas, além do grande calor naquela região.

El Niño e La Niña

As condições climáticas atuais estão fortemente influenciadas pela interação entre as condições atmosféricas e oceânicas no Oceano Pacífico, as quais tem se mantido neutras, ou seja, sem a ocorrência do fenômeno El Niño ou La Niña, denominada ENOS (El Niño Oscilação Sul) neutra. Nos últimos meses as previsões dos modelos dos principais centros internacionais de previsão climática têm indicado a ocorrência de condições que oscilam entre um evento ENOS neutro e a ocorrência de um fraco El Niño. Entretanto, a temperatura e os ventos atuais incidentes na região central do Oceano Pacífico já não indicam mais a provável ocorrência de um evento El Niño, ainda que de baixa intensidade, para os próximos meses (Tabela 1). Deste modo, as condições climáticas esperadas são dentro da normalidade para a estação do verão (2012/13) e do outono 2013, ou seja, os valores de chuva e temperatura deverão ocorrer dentro da média normal para cada região do Brasil ao longo do período considerado. Todavia, pequenas variações climáticas em curto prazo não estão descartadas.

Tabela 1 – Valores médios de probabilidades de ocorrência do fenômeno ENOS nos trimestres dezembro, janeiro e fevereiro (DJF); janeiro, fevereiro e março (JFM) e fevereiro, março e abril (FMA).



As chuvas para o mês de janeiro de 2013

Para o mês de janeiro de 2013 há 50% de probabilidade de que as chuvas ocorram abaixo da média normal do período no litoral dos estados de Sergipe e Alagoas. No litoral do Agreste pernambucano, paraibano e potiguar essa probabilidade é de 40%. Para o Sertão de Pernambuco e para o Sul cearense a probabilidade de chuvas abaixo da média é de 30%.

Em Minas Gerais a porção mais ao Oeste do Triângulo Mineiro e o Sul/Sudoeste de Minas, bem como a porção mais ao Norte das mesorregiões Noroeste, Jequitinhonha, Norte e do Vale do Mucuri devem apresentar volume de chuva pouco abaixo da média do período. As demais regiões do estado deverão apresentar maior redução no volume de chuva, podendo inclusive haver ocorrência de veranicos. O litoral Norte do Espírito Santo também deverá apresentar volume de chuva abaixo da média.

Em todo o Brasil, apenas as regiões Sul e Sudoeste da Amazônia apresentam probabilidade de até 40% de que as chuvas ocorram acima da média do período.

As temperaturas para o mês de janeiro de 2013

Com relação à temperatura, há 40% de probabilidade de ocorrerem acima da média do período para todo o estado de Minas Gerais, sendo que para o Noroeste e o Norte de Minas a probabilidade é de 50%. Na Bahia há 60% de probabilidade de a temperatura ocorrer acima da média, com exceção do extremo Oeste baiano, em que há 50% de probabilidade, e das regiões centro Sul e o Sul baiano em que a probabilidade é de 40%. Em todos os demais estados do Nordeste, bem como no Piauí e no Maranhão, a probabilidade também é de 60% de chance de que a temperatura ocorra acima da média ao longo do mês de janeiro de 2013.

A cafeicultura

Em muitas regiões de Minas Gerais as chuvas não foram suficientes para o bom pagamento da florada do café e as lavouras têm apresentado produção abaixo das expectativas. Além disso, as cotações do café permanecem baixas provocando desânimo aos produtores que estão reduzindo a aplicação de insumos nas lavouras, o que pode levar a uma frustração na safra 2013/2014.

O monitoramento dos talhões para verificar a necessidade de controle da broca (Hypothenemus hampei) deve ser observado já que os frutos estão chegando à fase de chumbão na época de trânsito da broca. Como a porção mais ao Oeste do Triângulo Mineiro e o Sul/Sudoeste de Minas devem apresentar volume de chuva pouco abaixo da média do período, os produtores dessas regiões devem estar atentos para não perderem os dias de chuvas para realizar as adubações.

Responsabilidade do uso do boletim

A análise e prognóstico climático aqui apresentados foram elaborados com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais e, principalmente, naqueles atuantes na América do Sul. Foram consideradas ainda as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA, Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade -- IRI, Met Office Hadley Centre, Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo -- ECMWF, pelo Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e dados climáticos do INMET/INPE. Desse modo, a EPAMIG não se responsabiliza pelo uso indevido, por parte de terceiros, das informações aqui disponibilizadas.

 Williams Ferreira  - Pesquisador da Embrapa/EPAMIG na área de Agrometeorologia e Climatologia, atua principalmente em pesquisas voltadas para o tema Mudanças Climáticas Globais.williams.ferreira@embrapa.br (ou) williams.ferreira@epamig.br

 Marcelo Ribeiro  - Pesquisador da EPAMIG na área de Fitotecnia, atua em pesquisas com a cultura do café.mribeiro@epamig.br