Publicado em: 31/08/2012 às 07:35hs
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o estado do Tocantins assinaram hoje contrato de empréstimo para melhorar o fornecimento de água, promover o desenvolvimento da agricultura, aumentar a renda dos agricultores e gerar pelo menos 10 mil novos empregos.
O investimento de US$ 99 milhões ao Programa de Desenvolvimento do Sudoeste de Tocantins (PRODOESTE) deverá otimizar o uso dos sistemas de fornecimento de água na região por meio da combinação de infraestrutura e boa regulamentação, com a meta de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado.
A fim de encorajar o desenvolvimento agrícola por meio do acesso à irrigação, o programa irá construir um reservatório com capacidade de 179 milhões de metros cúbicos para o fluxo regular e pequenas barragens para aumentar o nível de água dos rios Pium e Riozinho, o que será complementado por um sistema de canais e uma estação de bombas construídas por produtores agrícolas. Este sistema fornecerá água para irrigação de 25.600 hectares.
Os investimentos em obras hídricas vão permitir uma intensificação importante da agricultura da região. O programa vai investir no desenvolvimento de cadeias produtivas por meio de planos de negócios elaborados com as associações de produtores. A expansão das cadeias está projetada para gerar até cinco mil empregos diretos e mais de 10 mil empregos indiretos.
A solenidade de assinatura contou com a presença do Governador do Estado, José Siqueira Campos e a Representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis. A Representante destacou que o desenho do projeto é um “exemplo de como aproveitar um grande potencial de produção agropecuária de maneira sustentável, compatível com a boa gestão das bacias hidrográficas e com a inclusão de toda a população”.
Para o Governador Siqueira Campos o projeto proporcionará a uma das regiões mais bonitas do mundo a possibilidade de se tornar também uma das mais produtivas através do Prodoeste com sistemas de barragens. “A parceria do BID com o Estado do Tocantins é essencial para que o desenvolvimento se efetive, pois o banco é um dos maiores e mais importantes agentes de investimentos multilaterais de grande importância para o combate à fome”, disse.
O programa busca também melhorar os serviços de água e saneamento para as 14 mil pessoas que vivem nos municípios de Pium, Lagoa da Confusão, e Cristalândia. Até o quinto ano do projeto, estima-se que 90% da população desses municípios terá acesso a água potável; mais do que os 38% de hoje. Também é esperado que 90% da população tenha acesso ao sistema de esgoto, que hoje é pouco mais de 1%.
Técnicos e produtores agrícolas serão preparados no que diz respeito às técnicas de irrigação e produção. Finalmente, uma parte dos recursos será destinada a amenizar os impactos ambientais e fortalecer a capacidade institucional dos órgãos ambientais e entidades da administração municipal.
O empréstimo tem prazo de 25 anos para amortização, cinco anos de carência, e taxa de juros LIBOR. O órgão executor será o Governo do Estado do Tocantins por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SRHMA).
Fonte: imprensa BID
◄ Leia outras notícias