Publicado em: 25/10/2012 às 15:40hs
Cada vez menos a natureza aparece como matriz das frutas e hortaliças exibidas nos estandes da Fruit Attraction, feira de hortifruti que acontece em Madri, Espanha. Padronização de tamanho, cor, formato, embalagem, disposição e iluminação nas gôndolas são critérios estabelecidos pelo mercado para atrair o olhar dos consumidores, ávidos por novidades. A criatividade está à solta.
No segundo dia de feira, chama a atenção o grande número de pessoas que circula pelos pavilhões dedicados ao setor. Na opinião dos expositores, o evento consolida-se entre os grandes ao atrair compradores de várias partes do mundo. Segundo um dos entrevistados, essa visibilidade chega num momento importante, quando o mercado interno de hortifruti sofre uma redução de cerca de 10% em função da crise econômica por que passa o país.
Para atrair o consumidor, vale até apelar para a política. A variedade de batatas Obama tem feito
sucesso entre os participantes da feira. A depender dos resultados das eleições norte-americanas, pode ser eleita a preferida dos consumidores ou enterrada como produto sem apelo definido.
Uma supercebola, sem qualquer aditivo. O produtor diz que cebolas de vários tamanhos são produzidas no mesmo campo e, posteriormente, selecionadas para cada mercado consumidor. No caso das gigantes, são os ingleses os maiores compradores.
Fonte: Globo Rural online
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