Publicado em: 08/05/2012 às 18:50hs
A 4ª AGROVIA, Feira de Negócios, Tecnologia Agrícola e Pecuária, que acontece de 16 a 19 de maio de 2012, em Itapeva (SP), apresentará um extenso cronograma de palestras com temais atuais relacionados ao setor agropecuário. E uma das mais aguardadas será sobre o Programa ABC do Banco do Brasil.
Na ocasião, o engenheiro agrônomo Brahim Newton Malaque, da instituição federal, vai expor informações sobre o ABC, esclarecendo questões sobre a linha de crédito que tem como objetivo incentivar a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais.
Malaque ressalta que essa iniciativa veio para revolucionar a produção agropecuária do País. "O ABC traz ao setor uma mudança de paradigma: ao contrário das linhas comuns de crédito rural, o ABC não financia apenas itens de investimento, mas também finalidades. O novo sistema se faz eficiente através de ações internas (treinamento, reuniões de sensibilização etc) e externas do Banco do Brasil, como aprimoramento da assistência técnica e palestras em todo o Estado", explicou ele.
O agrônomo do BB lembra que são seis as iniciativas apoiadas pelo Programa ABC: Plantio direto na palha; Recuperação de pastos degradados; Integração lavoura-pecuária-floresta; Plantio de florestas comerciais; Fixação biológica de nitrogênio e Tratamento de resíduos animais.
Os financiamentos do ABC podem chegar até o teto de R$ 1 milhão por CPF, por ano-safra, sem que interfira no limite global do produtor junto ao banco, com até oito anos de prazo, sendo três de carência e juros de 5,5% ao ano.
A palestra de Brahim Newton Malaque ocorrerá no dia 17, a partir das 17 horas, no recinto de palestras da AGROVIA.
Fonte: AGROVIA 2012
◄ Leia outras notícias