Publicado em: 30/08/2012 às 17:40hs
Em experimentos realizados na safra passada, ela chegou a 4.800 quilos por hectare de rendimento médio em 16 localidades diferentes. A IPR Afrodite, nova cultivar de aveia branca granífera, que o Instituto Agronômico do Paraná, o Iapar, acaba de lançar tem justamente no alto rendimento de grãos e na capacidade de adaptação de cultivo a diferentes regiões do país onde se planta aveia, duas de suas principais características. A terceira é a qualidade tecnológica, o que representa valor industrial.
De acordo o pesquisador do Iapar, Carlos Roberto Riede, especialista na área de Melhoramento e Genética Vegetal, a nova aveia, que faz parte do Programa Cereais de Inverno do Iapar, o potencial para lavouras comerciais bem manejadas é de 4.500 a 5.000 quilos por hectare (ouça a entrevista na íntegra).
A Afrodite também se mostrou uma boa opção para a rotação de cultura, já que produz elevada quantidade de biomassa e, por apresentar resistência a quatro espécies nematóides, pode ser indicada para fazer parte estratégica de um sistema de rotação de culturas.
“A rotação de culturas é importante para reduzir a ocorrência de doenças e pragas e para melhorar as condições físicas do solo, aumentando o teor de matéria orgânica, reduzindo os efeitos negativos de seca ou veranicos”.
A respeito da época de semeadura depende da região de cultivo. Segundo Riede, na região norte do Paraná, por exemplo, o ideal são os meses de abril e maio. Quando mais ao sul do estado, pode-se atrasar um pouco a semeadura, chegando a junho ou inicio de julho. Seu ciclo é médio, florescendo em torno de 85 dias e chegando a maturação em 124 dias.
Mercado
Com o mercado de alimentos funcionais aquecido no país em função da maior preocupação da população com a alimentação e nutrição, a aveia branca acompanha a valorização. Entre seus principais atrativos estão os benefícios advindos dos teores da fibra beta-glucano, que traz vários benefícios para a saúde humana.
Segundo o pesquisador, a SL Cereais e Alimentos, indústria que processa aveia no município de Mauá da Serra, PR, fará ainda este ano o seu teste final de industrialização da cultivar. Passando a estimular o seu cultivo, caso ela seja aprovada na avaliação.
Maiores informações poderão ser obtidas nas áreas técnicas de Melhoramento e Genética Vegetal (43) 3376-2326 e Propagação Vegetal (43) 3376-2221.
Fonte: Marcelo Pimentel/Portal Dia de Campo
◄ Leia outras notícias