Outros

APAE de Dom Silvério inicia trabalho de horticultura em curso do SENAR

Criar hortas para cultivar legumes e verduras de forma orgânica, produzindo hortaliças de qualidade


Publicado em: 31/07/2012 às 08:00hs

APAE de Dom Silvério inicia trabalho de horticultura em curso do SENAR

Foi isso que seis produtores rurais e um grupo atendido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dom Silvério aprenderam durante o curso de cultivo orgânico do SENAR MINAS, realizado no início de julho, em conjunto com o Sindicato de Produtores Rurais e EMATER.

“Foi um sonho realizado”, comemora a diretora da APAE, Maria das Dores Nader, que está à frente da entidade desde a fundação, há 19 anos. “Temos um espaço aberto muito grande e sempre quisemos desenvolver um trabalho de horticultura”. Ela destaca que os alunos ficaram entusiasmados com a ideia de cuidar da horta. “Por meio do curso, trabalhamos o conceito de responsabilidade. Os alunos ajudaram a montar os canteiros e agora são responsáveis por cuidar da horta”, frisa. Hoje, a APAE de Dom Silvério atende 62 alunos de 4 a 75 anos.

Esta foi a primeira parceria do Sindicato de Produtores Rurais de Dom Silvério com a APAE, que ainda vai render trabalhos futuros, segundo o mobilizador Marco Aurélio Alves. Ele conta que a realização do curso foi muito elogiada, inclusive pelas mães dos atendidos, que perceberam os resultados positivos refletidos na autoestima dos filhos e na consciência desenvolvida por eles de que a verdura é importante na alimentação.

O curso abordou fisiologia vegetal, preparo dos insumos orgânicos, instalação de viveiro, obtenção de mudas orgânicas, escolha e preparo do local para instalação da horta orgânica e noções de colheita e comercialização. Dentro das 40 horas de curso, os participantes também aprenderam sobre postura profissional adequada, cuidados com o Meio Ambiente, segurança no trabalho e planejamento.

O instrutor Francisco Augusto Lages destacou que a Agricultura Orgânica se diferencia da Agricultura Convencional por não utilizar adubos químicos e agrotóxicos. Segundo ele, o cultivo orgânico utiliza adubo natural e calda de plantas, que é dissolver vegetais em água para aplicar na horta. “Apesar de dar um pouco mais de trabalho, todo o material está à mão. Não é necessário comprar produtos químicos, o que também ajuda a diminuir os gastos”, salienta o instrutor.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias