Publicado em: 19/10/2012 às 13:50hs
A escalada global dos preços dos alimentos tornou-se um atrativo para diversos tipos de investidores, que agora voltam suas atenções para países onde os valores das terras agrícolas são mais baixos e o retorno financeiro, maior. Esse foi o assunto central de uma conferência organizada até ontem em Cingapura, que agrupou representantes da indústria de alimentos, traders, processadores e, claro, investidores.
No Reino Unido, por exemplo, o hectare de terra agrícola vale, em média, US$ 24 mil. Já na Ucrânia, o mesmo hectare custa em torno de US$ 100, segundo Vasile Foca, diretor da companhia de gestão privada Talis Capital.
A conferência concluiu que países da América Latina, da África e da região do Mar Negro são, hoje, os principais destinos dos investimentos em agricultura. Com os preços dos alimentos elevados a nível global, são nessas nações onde o lucro com a agricultura tende a ser maior. Em setembro, o índice de preços dos alimentos medido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) atingiu 263 pontos, valor 7% superior ao verificado em igual período de 2011.
Fonte: Agência Estado
◄ Leia outras notícias