Outros

Algodão e milho ocupam 69% da área deixada pela soja em MT

Produtores dividem os afazeres com a colheita da soja e plantio do milho ou algodão


Publicado em: 04/02/2013 às 19:00hs

Algodão e milho ocupam 69% da área deixada pela soja em MT

As culturas do algodão e do milho ocupam 69% da área deixada pela soja em Mato Grosso. A medida que a colheita da oleaginosa avança, os produtores do estado se concentram para plantar, principalmente, o milho e o algodão.

As últimas informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelam que já foram colhidos 899 mil hectares de soja em uma área total estimada em 7,8 milhões de hectares. Desses, 348 mil hectares foram ocupados pelo algodão e 278 mil hectares pelo milho. Os outros 272 mil hectares ficam reservados para outras culturas.

Conforme o analista do Imea, Cleber Noronha, o plantio do milho e algodão, no último mês, esteve intercalado pelas chuvas. Segundo ele, os trabalhos no campo avançam em meio a instabilidade do clima. "Por um lado a chuva é necessária para o desenvolvimento da soja tardia mas, por outro, dificulta a colheita da oleaginosa precoce e o plantio da pluma e do milho".

O Imea aponta que a pluma já foi cultivada em 348 mil hectares, representando 75% do espaço destinado para a cultura, de 464,8 mil hectares estimados para a safra 12/13. Já o plantio do milho no estado chega a 10%, somando 278 mil hectares de uma área total de 2,7 milhões de hectares.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias