Outros

Aiba planeja arrecadar mais de 1,3 mil t de milho e caroço de algodão

Ação é para ajudar pequenos produtores rurais afetados pela seca na Bahia


Publicado em: 10/07/2012 às 09:20hs

Aiba planeja arrecadar mais de 1,3 mil t de milho e caroço de algodão

Liderados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), os produtores do Oeste do estado estão mobilizados na campanha “SOS Seca”, levantando doações de milho e caroço de algodão para ajudar os pequenos pecuaristas dos mais de 250 municípios baianos castigados pela longa estiagem. Em apenas uma semana, 450 toneladas já foram arrecadas e a expectativa é de quadruplicar esse número em um período de 20 dias.

A Aiba se engajou na campanha a pedido do secretário Eduardo Salles, que através de uma carta, expôs à Associação o flagelo que se abate em mais da metade do território baiano, em uma das mais graves secas da história. O “SOS Seca” é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pelo Comitê da Seca, visando a doação de alimentos à população atingida pela seca. A Secretaria da Agricultura (Seagri) também participa dessa ação, com o objetivo de sensibilizar os grandes produtores para a doação de matéria prima para a alimentação animal e preservar os rebanhos bovinos, de caprinos e ovinos, ameaçados pela seca.

Logística

Os produtos arrecadados pela Aiba junto aos produtores da região Oeste estão sendo recebidos a granel. Seguem das fazendas para os núcleos regionais (Rosário, Placas, Coaceral, Luís Eduardo Magalhães, etc.) onde são ensacados e armazenados. Para tanto, a Aiba desenvolveu uma sacaria especial, com a logomarca das associações e empresas que se juntaram à campanha, como a Associação Bahia dos Produtores de Algodão (Abapa).

“Este é o momento de mostrarmos nossa solidariedade. Esperamos que esta campanha ganhe corpo em todo o estado e fomente novos modelos de colaboração”, disse o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt. Segundo ele, de todos as variáveis que podem prejudicar a atividade agrícola, o clima é a mais importante. No Oeste, o uso de alta tecnologia minimiza os impactos das adversidades climáticas, mas ninguém está totalmente livre delas. “Não existe nada mais triste para um produtor rural que plantar e não colher, ou ver sua criação morrer de fome e de sede”, disse Sérgio Pitt.

Visita

No final da tarde de sexta-feira (6), ao chegar a Barreiras para participar da exposição agropecuária da cidade (30ª Expo Barreiras), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, acompanhado por Pitt, pelo secretário de Agricultura do município, Celito Breda, pelo superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri (SDA), Raimundo Sampaio, pelo diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, e Júlio Busato, dentre diversos produtores, visitou as instalações da Padim Cereais, onde 450 toneladas de milho e caroço de algodão já estão ensacadas e prontas para a distribuição. De acordo com Pitt, a Aiba está finalizando os acertos para o transporte dos grãos para diversas regiões do estado.

O secretário Eduardo Salles destacou a importância da campanha, destinada a ajudar os pequenos pecuaristas dos municípios que decretaram estado de emergência a preservar as matrizes leiteiras de qualidade e os rebanhos de ovinos e caprinos, que estão nas regiões mais castigadas.

Salles agradeceu ao empresário e aos funcionários da Padim Cereais, que também dedicam parte do tempo para ensacar os produtos que serão utilizados como ração animal. Ele explicou que a campanha soma-se às ações emergenciais e estruturantes que o governo do Estado vem realizando para amenizar os efeitos da estiagem. Salles citou ainda o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que está viabilizando a venda balcão de milho, com preço subsidiado, e realizando a compra, com doação simultânea, de caprinos e ovinos.

O secretário informou ainda que a Seagri enviou ofícios às diversas entidades de pecuaristas da Bahia solicitando doações, e explicou que quem desejar em participar poderá obter mais informações através do site www.seagri.ba.gov.br. Os empresários que estão sendo solidários neste momento receberão da Seagri uma placa de reconhecimento da responsabilidade social.

Fonte: Assessoria de Imprensa AIBA

◄ Leia outras notícias