Outros

AGRÁRIA: Cooperativa recebe prêmio de "Produtividade da Década"

A Cooperativa Agrária Agroindustrial, de Guarapuava (PR), foi premiada pelo Rally da Safra 2013, ao lado de mais três representativos nomes do agribusiness brasileiro


Publicado em: 28/03/2013 às 07:00hs

AGRÁRIA: Cooperativa recebe prêmio de "Produtividade da Década"

O diretor presidente, Jorge Karl, recebeu o troféu de “Produtividade da Década”, entregue nesta terça-feira (26/03), em solenidade realizada na sede da Fiesp, em São Paulo.Um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, o Rally da Safra homenageou ainda outras três categorias: “Produtor da década”, entregue a Eraí Scheffer Maggina, do Grupo Bom Futuro; “Gestão de Propriedade Agrícola”, para a empresa SLC Agrícola e “Excelência Agronômica”, oferecida à OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

O reconhecimento da alta produtividade em grãos dos cooperados da Agrária se deve, especialmente, aos resultados do milho, que tem ultrapassado a barreira dos 11.000 quilos por hectare - mais que o dobro da média brasileira (4.808 quilos por hectare na safra 2011/2012) e até da paranaense (5.580 kg/ha). “Este prêmio só é possível graças aos nossos cooperados, que são o começo e o final de todo esse processo, e ao empenho dos nossos colaboradores para o crescimento contínuo da Agrária", destacou o diretor presidente, Jorge Karl.

A cooperativa situada no distrito de Entre Rios e que completa seus 62 anos de história no próximo dia 5 de maio, bateu recentemente recorde de faturamento, ao atingir a casa dos R$ 2,1 bilhões, em 2012. Fundada por 500 famílias de Suábios do Danúbio, etnia de origem alemã, a Agrária conta atualmente com 550 cooperados e cerca de 1.200 funcionários.

Se por um lado a rentabilidade no campo advém de uma série de fatores, desde investimento em pesquisa, departamento de assistência técnica próprio para orientação dos cooperados, rotação de culturas e alta tecnificação, do outro o crescimento e fortalecimento contínuo da Agrária estão calcados na verticalização de sua produção agrícola. Cinco indústrias, de malte (a Agromalte é a 2ª maior maltaria da América Latina), farinha, ração, óleo e farelo e a de milho – que está em construção -, agregam valor à cevada, trigo, soja e milho produzidos ao longo de todo o ano, em culturas de verão e de inverno.

A busca constante por novas tecnologias é outro diferencial apontado por Karl. “Contamos com os tradicionais dias de campo e também com o WinterShow, que já alcançou o status de maior evento de cereais de inverno do Brasil. O conhecimento é um meio de produção essencial do agronegócio atual”, salientou. “Gostaria de parabenizar a todos, nossos cooperados, colaboradores, clientes e fornecedores, por essa grande conquista, que é um reconhecimento do esforço de cada um em prol do crescimento da Cooperativa Agrária”, afirmou Karl.

Rally da Safra
- O Rally da Safra, realizado pela empresa Agroconsult, em parceria com a Fiesp, é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro e o único levantamento de safra técnico privado, que abrange 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho no Brasil. A expedição é realizada entre janeiro e março, durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita.

Trata-se de um projeto pioneiro no país iniciado em 2004, que na última década avaliou as condições das lavouras de soja e milho em todo o país. Seus técnicos tiveram a oportunidade de conhecer as melhores tecnologias utilizadas no campo, as ferramentas de gestão e as estratégias de expansão de áreas e produção. Com base nestas informações, os técnicos do Rally da Safra escolheram os melhores do agronegócio da década.

Na edição 2013 do Rally o Paraná registrou a maior produtividade de soja do Brasil – e também a maior já obtida pelo Estado - com 56 sacas por hectare e produção de 15,8 milhões de hectares. No milho o Paraná chegou a 145 sacas por hectare (o maior volume foi de 131 sacas na safra 2010/11). A produção brasileira também bateu recordes, com perspectivas de fechar a safra 2012/2013 em 84,4 milhões de toneladas.

Fonte: Imprensa Agrária

◄ Leia outras notícias