Publicado em: 02/04/2012 às 13:10hs
A Feira apresenta as práticas mais eficazes para a produção de alimentos, aliada à conservação dos recursos naturais; dá visibilidade aos programas governamentais de responsabilidade ambiental e incentiva a implantação dessas práticas pelos agricultores da região. Além disso, trabalha em união com a comunidade e utiliza práticas limpas que garantem o sucesso do evento.
Algumas das ações a serem apresentadas na AGROBRASÍLIA fazem parte do programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono –, que visa principalmente diminuir a emissão de CO² para a atmosfera. É no PAD-DF, por exemplo, que está instalada a maior área demonstrativa de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) dentro de um parque tecnológico no Brasil. O espaço, de 50 mil m², é destaque na Feira, com o plantio de várias espécies para reflorestamento. Agregado a ele, mais 10 mil m² demonstram a integração Lavoura-Pecuária, além de lavouras com plantio direto.
Aquecimento global - Essas tecnologias ajudam o produtor a aproveitar melhor a propriedade, a otimizar o uso do solo e produzir mais gastando menos. “A ILPF é essencial para a redução de gases causadores do aquecimento global. Permite conciliar a criação de animais, a produção agrícola e de agroenergia e a preservação da mata nativa, aumentando a produtividade e a renda sem abrir novas áreas para cultivo”, destaca Marconi Borges, gerente da Emater-DF.
A preocupação da AGROBRASÍLIA, porém, vai além das técnicas apresentadas aos agricultores. A organização preza pela sustentabilidade do próprio evento. O uso da água no Parque é racional; vem de reservatórios para irrigação revestidos de lona e terra sobreposta para evitar infiltração e desperdício. O lixo gerado na Feira é coletado e separado por uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos de Brasília, a CentCoop.
Empregos - A organização trabalha também para movimentar a economia da região, priorizando a contratação de pessoas da comunidade para os serviços terceirizados. A Feira disponibiliza espaço gratuito para agricultores familiares comercializarem produtos oriundos de suas propriedades, inclusive processados ou industrializados. Existe ainda programação educativa infantil com escolas rurais da região em parceria com a Emater-DF. “Essas ações garantem a geração de empregos diretos e indiretos para a comunidade, causando um efeito multiplicador de geração de renda local. O maior beneficiado, contudo, é o produtor rural, que adquire não somente tecnologia para sua propriedade com preços acessíveis, mas também o conhecimento para o melhor manuseio, otimizando seu trabalho e renda, produzindo com sustentabilidade”, conclui Ronaldo Triacca, Coordenador-geral da AGROBRASÍLIA.
Realização - A Feira é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), juntamente com o Governo do Distrito Federal, por intermédio da Empresa de Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do DF (Seagri-DF).
Mais informações: www.agrobrasilia.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa Vincere Editora
◄ Leia outras notícias