Outros

Agriminas 2012 fará homenagem a agricultores familiares

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Minas Gerais (Fetaemg) irá homenagear seis empreendimentos de diferentes segmentos produtivos da agricultura familiar


Publicado em: 05/07/2012 às 08:15hs

Agriminas 2012 fará homenagem a agricultores familiares

A homenagem será realizada durante a solenidade de abertura da Agriminas, 7ª. Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais, na quinta-feira (5), às 10h, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. O objetivo é valorizar os empreendimentos que participam da feira desde a sua primeira edição, em 2006, contribuindo de forma significativa para promover e fortalecer a agricultura familiar no Estado.

A Agriminas é uma realização da Fetaemg. Neste ano, a feira conta com a realização, também, do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Delícias preparadas na hora – Um dos homenageados será o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis, responsável em todas as edições pelos momentos de maior degustação durante a feira. O Sindicato prepara na hora para os visitantes biscoitos fritos, mingau de milho verde, sucos de polpas de frutas diversas, milho cozido e pamonha. Para este ano, o Sindicato trará uma novidade genuinamente mineira: o legítimo pão de queijo que também será preparado na hora. “Participar da Agriminas é importante para que as pessoas conheçam um pouco mais dos produtos da agricultura familiar e, também, para vendermos nossos produtos” explica o presidente do Sindicato, José Antônio Ribeiro.

Comércio justo
– Outro homenageado será o agricultor Washington Passos Rezende, do município de Silvianópolis, no Sul de Minas, que vem fazendo sucesso no exterior com a venda do café que produz e que é certificado com o selo Fair Trade, de comércio justo. Rezende é um exemplo de que a Agricultura familiar tem dado respostas às demandas da sociedade pela produção sustentável. Há seis anos ele exporta para Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Japão.  Para ele, a Agriminas é a oportunidade de apresentar seu produto para o mercado nacional pois, atualmente, exporta quase que a totalidade da sua produção, de cerca de 60 a 70 sacas/ano.

Tradição
- O agricultor João José de Melo – outro dos homenageados – produz queijo seguindo uma tradição de família, que vem passando de pai para filho. Agricultor da Serra do Salitre, região de clima mais frio, ele diz que esse microclima imprime ao produto uma baixa acidez, aliada à suavidade e maciez no paladar. “O mais importante de participar da Agriminas é que a feira nos projeta para o mercado nacional, com a divulgação do nosso produto, o que nos possibilita novas vendas depois da feira”, diz. Para este ano ele trará cerca de 250 quilos de queijo para a venda na capital.

Também serão homenageados o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campestre, a Cachaça Sapezinha e o Assentamento Campina Verde. Para o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, com estas homenagens a entidade pretende “valorizar o trabalho de todos os agricultores familiares de Minas, que se dedicam durante todo o ano a produzir alimentos para abastecer a população”.

Mais informações
: www.fetaemg.org.br/agriminas - (31) 3073.0000

Fonte: Result Marketing e Comunicação

◄ Leia outras notícias