Publicado em: 30/07/2013 às 14:00hs
Mas quando o número é do agronegócio como um todo, o percentual sobe para um terço do PIB do Estado e 22% do País. Entre junho do ano passado e junho deste ano, as vendas no agronegócio brasileiro ultrapassaram pela primeira vez a casa dos US$ 100 bilhões, com crescimento de 4,2%. "Por isso a importância de valorizar o produtor. A agricultura precisa ser alvo prioritário das políticas públicas tanto no governo federal quanto no estadual. Vale lembrar que a salvação do PIB brasileiro no primeiro trimestre foi o agronegócio, que cresceu 9%, enquanto o geral subiu apenas 0,6%."
Força - Mendes salienta que o agricultor paranaense tem consciência de sua força e isso pode ser visto através das entidades públicas e privadas, como a Emater, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). "O que o agricultor precisa é transformar seu peso econômico numa participação política mais ativa. Hoje ele ganha migalhas do governo federal. Ele precisa de uma estratégia a longo prazo, uma política agrícola que ultrapasse apenas uma safra."
Dificuldades - Para Mendes, ainda há muitas dificuldades de transporte da produção, logística de escoamento e falta de políticas específicas para o setor. "Dos anos 1990 para cá, enquanto os países ricos investiram bilhões na agricultura em subsídios, aqui o nosso produtor é penalizado. Os pequenos e médios agricultores precisam captar recursos através das linhas de crédito mais caras operadas pelos bancos comerciais, enquanto os chamados 'empresários do ramo' conseguem os recursos mais baratos", critica ele.
Preços mínimos - Além disso, Mendes ressalta que no País não existe uma política consistente de preços mínimos que garanta a possibilidade do agricultor comercializar sua produção sem grandes riscos de mercado. "A política brasileira geralmente é insuficiente para cobrir os custos de produção da maioria das culturas contempladas através dos desgastados planos safras", complementa.
Fonte: Folha de Londrina
◄ Leia outras notícias