Publicado em: 29/07/2013 às 12:20hs
A assinatura do termo de doação e de transferência de propriedade ocorreu nesta semana na sede da 1ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Montes Claros (MG). O investimento da Codevasf foi de aproximadamente R$ 349 mil, com recursos oriundos de emenda parlamentar.
Os equipamentos atenderão, prioritariamente, os agricultores familiares envolvidos na ação de fomento da produção agrícola que a Companhia desenvolve. “Mais de 40% da população de Montalvânia vive e desenvolve atividades produtivas na zona rural. São mais de 500 km de estradas por onde transitam grande parte da produção agrícola, notadamente a leiteira. Para mais de sete mil, a estrada é a única via de acesso em deslocamentos até a sede do município, principalmente no transporte escolar”, explica o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado.
O prefeito frisa que, embora Montalvânia tenha grande potencial na criação de gado leiteiro, nenhuma fábrica de laticínios quer investir na região, alegando a questão da manutenção das estradas rurais. “Uma pá carregadeira e de um caminhão resolvem esse sério problema viário na área rural do município, que é a manutenção em boas condições de trafego dessas estradas”, diz.
O superintendente regional da Codevasf em Montes Claros, Dimas Rodrigues, afirma que outras doações já estão programadas para os próximos dias e beneficiarão outros municípios no norte mineiro. “As doações de equipamentos e materiais para implantação de sistema simplificados de abastecimento de água, via recursos de emendas parlamentares, ocorrem durante todo o ano para atender prefeituras e comunidades rurais, não só com equipamentos para instalação de poços tubulares, mas também com a distribuição de tubos de PVC e reservatórios metálicos ou de fibra”, completa.
Abastecimento de água
Em Montalvânia, quatro comunidades rurais também estão sendo beneficiadas pela Codevasf com a doação de equipamentos para captação de água em poços tubulares. O repasse de duas motobombas submersas e de dois quadros elétricos beneficiará 108 famílias que residem nas comunidades de Alegre, Fervedouro, Água Branca e Gergelim – onde já existem os poços tubulares perfurados, mas, segundo o prefeito Jordão Medrado, em péssimas condições. “Os equipamentos usados até agora precisam de conserto quase que semanalmente, principalmente a parte elétrica, o que torna caro e difícil a manutenção do abastecimento de água às comunidades”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
◄ Leia outras notícias