Publicado em: 14/09/2012 às 14:00hs
Há cerca de 15 anos, o agricultor Paulo Ferreira decidiu investir no cultivo agroecológico. Ele mora com a família em uma propriedade na zona rural de Lagoa Seca, região do agreste da Paraíba.
O começo não foi nada fácil, o agricultor conta que arriscou um empréstimo no valor de R$ 25 mil para perfuração de dois poços artesianos na propriedade.
O investimento valeu a pena. Hoje, Paulo consegue produzir cerca de sete toneladas de alimentos por mês, o ano inteiro.
A produção agroecológica tem por meta a não utilização de veneno na plantação e práticas adequadas de manejo.
Ao todo, Paulo tem na propriedade mais de 30 variedades de verduras, legumes e frutas. Para manter os canteiros de alface, coentro, couve-flor, cenoura, chuchu e o pomar de laranja sadios e viçosos, ele usa defensivos naturais a base de plantas nativas da região e adubo feito de esterco de gado. A produção agroecológica também proporciona redução de desperdício na propriedade.
O maior obstáculo para os agricultores sempre foi a comercialização. Os atravessadores ficavam com todo o lucro, mas agora a situação mudou. Os produtores estão vendendo os produtos nas feiras livres, direto ao consumidor. A procura é tanta que muitos pedidos são feitos por telefone.
Assista ao vídeo com a reportagem completa e confira o movimento em uma feira livre já nas primeiras horas do dia.
Fonte: G1
◄ Leia outras notícias