Outros

Agricultores de Cebola Investem em Nutrição do Solo para Melhorar Produtividade

Análise Detalhada e Soluções Específicas Impulsionam Resultados Positivos


Publicado em: 10/06/2024 às 08:00hs

Agricultores de Cebola Investem em Nutrição do Solo para Melhorar Produtividade

O estado de Santa Catarina, principal produtor brasileiro de cebola, testemunhou um aumento na área cultivada durante a última safra, mantendo níveis sólidos de produção. Com a produtividade acima da média no ciclo 2022/2023, a expectativa para a safra que se inicia no segundo semestre deste ano é de um volume ligeiramente menor, mas dentro da média histórica, conforme estimativas da Epagri/Cepea.

Para manter os altos níveis de produtividade em cada safra, os agricultores têm investido cada vez mais na qualidade do solo. Especialmente no sul do Brasil, onde predominam solos argilosos com baixo teor de cálcio e alta saturação de alumínio. Diante desse cenário, a solução tem sido investir na construção de um perfil de solo, com reposição de micro e macronutrientes que contribuam para as características químicas, físicas e biológicas do solo.

Análise Química: Ponto de Partida para Correção do Solo

Segundo Caio Kolling, engenheiro agrônomo e especialista em solo, a avaliação química do solo é fundamental para qualquer intervenção. "Assim como fazemos exames de sangue para identificar deficiências ou excessos de nutrientes em nosso organismo, a análise química do solo é o primeiro passo para entender suas necessidades", compara Kolling.

Em regiões como Petrolândia e Atalanta, no Alto Vale catarinense, produtores de cebola identificaram deficiências de cálcio, enxofre e boro após análises detalhadas do solo. Para corrigir essas deficiências, foram utilizadas doses específicas de fertilizantes minerais, resultando em incremento médio de 2.100 kg por hectare de área cultivada.

Tecnologia na Prática: SulfaBor e SulfaCal

Uma das soluções adotadas foi o SulfaBor, fertilizante mineral com liberação gradual de boro, essencial para o desenvolvimento das plantas. Já o SulfaCal, utilizado em propriedades com deficiências de cálcio e enxofre, contribui para reduzir a toxidez por alumínio no solo, favorecendo o crescimento das raízes em camadas mais profundas.

Potencializando a Produção com Tecnologia de Ponta

Além disso, o potássio, outro nutriente essencial para o cultivo de cebola, recebe atenção especial. A tecnologia SKB Maxi oferece uma solução completa, fornecendo potássio, boro, enxofre e cálcio no mesmo grânulo, atendendo às necessidades específicas da cultura.

Essas tecnologias são desenvolvidas em Santa Catarina pela MaxiSolo, empresa especializada em nutrição vegetal. Com formulações avançadas, os produtos da MaxiSolo possibilitam que as lavouras alcancem novos patamares de rentabilidade, contribuindo para o sucesso dos agricultores brasileiros.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias