Outros

Adubação nitrogenada será debatida em Luís Eduardo Magalhães

É possível aumentar a fertilidade de solo de forma mais econômica via aumento da matéria orgânica do solo com uso de cobertura morta ou viva de restos culturais à superfície


Publicado em: 04/06/2012 às 16:30hs

Adubação nitrogenada será debatida em Luís Eduardo Magalhães

A tese é defendida por Waldo Alejandro Lara Cabezas, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e que palestrará no II Encontro Técnico Fundação MT Bahia a ser realizado nesta terça-feira (05) em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o pesquisador, a matéria orgânica pode ser um regulador da eficiência do uso do fertilizante nitrogenado. Se bem feita, esta técnica incide na recuperação de fertilizante pela cultura, consequentemente, possibilita maior produtividade de grãos, massa seca de capins e menor custo de produção.

Na apresentação que fará no evento, Cabezas falará sobre a importância de refinação de metodologia para quantificar a dinâmica de nitrogênio em campo, sobre a avaliação econômica do investimento em fertilizante no custo operacional e quais os fatores determinantes de volatilização. Ele pretende dar ênfase à consideração do nitrogênio volatilizado da ureia aplicada em superfície e também sobre a aplicação em cobertura. “Tenho dados que mostram que esta aplicação é mais vantajosa que a aplicação antecipada”.

Participantes do II Encontro Técnico Fundação MT Bahia poderão se informar sobre as novidades em manejo de adubação nitrogenada de culturas em geral a partir dos resultados de pesquisa de Cabezas.

“É importante gastar massa crítica para aprimorar metodologias de campo com nitrogênio e ter uma melhor aproximação dos processos de perdas. Não se pode negligenciar isto na medida que sabemos dos custos de fabricação da ureia e da importância do nitrogênio na nutrição das plantas”, explica o pesquisador.

Estas e outras importantes informações serão apresentadas para a classe produtora no auditório do Hotel Saint Louis em Luís Eduardo Magalhães na Bahia a partir das 07h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. As vagas são limitadas.

Fonte: Fundação MT

◄ Leia outras notícias