Outros

Adubação nitrogenada

Os fertilizantes nitrogenados podem ser encontrados nas formas amídica CO(NH2)2, amoniacal NH4+ e nítrica N03-


Publicado em: 17/10/2013 às 15:30hs

Adubação nitrogenada

A planta só absorve o nitrogênio na forma nítrica e amoniacal, mas nem todos os fertilizantes encontram-se nessa forma.

A ureia, comumente utilizada na agricultura, está na forma amídica. Entretanto, a planta não consegue absorver o nitrogênio dessa forma, necessitando ser convertida para que o mesmo seja aproveitado Por meio da ação da enzima urease, a ureia é convertida a amônio e depois a nitrato. Na passagem da forma amídica para amoniacal ocorre a volatilização, processo pelo qual o nitrogênio é perdido para o ar na forma gasosa.

A planta absorve preferencialmente amônio e nitrato. A forma imediata de fornecimento de nitrogênio às plantas é o N nítrico, pois o N amoniacal é temporariamente imobilizado pelos microrganismos que posteriormente irão devolver este nutriente ao solo.

Sabe-se que o pH do solo é alterado por inúmeros fatores durante a exploração deste para o uso agrícola. A aplicação inadequada dos fertilizantes pode acidificar o solo e afetar a disponibilidade de nutrientes Por isso a importância de escolher o fertilizante adequado,

A absorção das diferentes formas pode acarretar na acidificação ou alcalinização do solo, bem como ajudar a planta a absorver os demais nutrientes no solo.

Quando a planta absorve um nutriente, ela faz um equilíbrio de cargas ao absorver o amónio, ela libera o ion H+, que é responsável pela acidificação do solo. Ao absorver o nitrato ela libera o OH-, conhecida como hidroxila, que alcaliniza o solo. Fertilizantes que contenham essas duas formas, são ideais, pois o H+eo OH- se unem e formam água (H20). Essa neutralização dos íons não altera o pH e a disponibilidade de nutrientes.

Ao ser absorvido, o nitrato ajuda a carrear para dentro da planta íons de cargas positivas, como o cálcio, magnésio e potássio. Já o amônio carreia os nutrientes de cargas negativas como fósforo e o enxofre.

Pensando na melhor forma de nutrir as plantas, a Yara oferece aos produtores fertilizantes de alta tecnologia e nas formas de melhor absorção pelas plantas, como o YaraMila e o YaraBela, ideais para as diferentes culturas, em especial para milho e pastagens.

O YaraMila, diferentemente das misturas convencionais, é um NPK no grânulo. Ou seja, no mesmo grânulo, fornece às plantas não apenas o nitrogênio na forma nítrica e amonial, como também o fósforo e potássio. O fato de ter todos os nutrientes no mesmo grânulo evita problemas de segregação, proporcionando uma aplicação uniforme. Outro diferencial são as diferentes formas de fósforo, absorvidas em momentos diferentes pelas plantas.

O YaraBela é uma combinação de nitrogênio nítrico e amoniacal, com cálcio e magnésio. Além disso, possui alta densidade o que proporciona uma maior largura de aplicação. Por já estar nas formas como a planta absorve, ele não volatiliza.

A Yara, líder mundial de plantas, busca soluções inovadoras para aumentar a produtividade agrícola, contribuindo para a produção de alimentos de forma sustentável.

Fonte: CDI Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias