Outros

Abertas as inscrições para a programação técnica da GranExpoES 2012

A 36ª edição do evento do negócio rural do Espírito Santo, a GranExpoES ? Exposição Estadual Agropecuária, acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto, no Carapina Centro de Eventos, Serra/ES


Publicado em: 26/07/2012 às 12:40hs

Abertas as inscrições para a programação técnica da GranExpoES 2012

A GranExpoES é uma vitrine do agronegócio capixaba, consolidado como um ambiente favorável e com grande potencial para realização de negócios. Nela o público tem a oportunidade de conferir Exposições e Ranqueamentos de animais, Congressos, Mini Cursos, Concurso leiteiro, Concurso de Queijos, Feira dos Municípios, Festival da Cultura Capixaba, Feira Náutica, Exposição de aquários, Espaço do Café, Espaço Gourmet, Fazendinha, ExpoflorES, entre outras atividades das principais cadeias produtivas do negócio rural do Espírito Santo.

Outro destaque é que a partir deste ano, pela primeira vez, um Estado será homenageado no evento. Os objetivos são estimular o intercâmbio e possibilitar maiores chances de negócios com o Espírito Santo. O escolhido para esta edição foi Minas Gerais.

A GranExpoES também pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida no campo e para a modernização da produção. Por isso, paralelo ao evento acontecerá o 4° Fórum de Ciência e Desenvolvimento Rural Sustentável, com palestras, simpósios, conferências e workshops.

Promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a GranExpoES tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das Prefeituras Municipais da Serra, de Vitória e de Vila Velha, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES), e de entidades representativas de produtores,criadores e agricultores familiares do Espírito Santo. Conta, ainda, com parceria do Banestes, Bandes, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Unimed Vitória. A realização da Extrema Eventos com parceria da Projeto Águas do Rio Doce.

Atrações da 36ª edição:

• Espaço da Fruticultura

(Estandes presentes: Cacau; Banana; Uva; Abacaxi; Coco; Mamão; Acerola; Morango; Frutas Vermelhas; Maracujá. Destaque para: Participação da ADCOS que mostrará a utilização das frutas em cosméticos; o estande do morango, onde será possível colher a fruta no próprio pé e mostra de todo o aproveitamento do coco, desde sua água, fabricação de doces até criação de artesanato com a casca).

• ExpoFlorES – Espaço das Flores

(Paticipação de Domingos Martins, Guarapari, Vitória, Venda Nova, Viana, Urupi, Cariacica, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Linhares, Serra, Fundão, Santa Leopoldina, Anchieta, Piuma e Alfredo Chaves).

• Espaço Tecnológico do Café

• (Expor as recentes tecnologias para a melhoria da qualidade do café – Terreiro de Café, estufa, secadores elétricos, técnicas de secagem suspensa, despalpador, participação da Prefeitura de Anchieta demonstrando o Programa Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural, que já beneficiou, desde 2005, o acréscimo de 25% no valor da saca para mais de 11 terreiros).

• 100 anos do Café Conilon
• Programa Geração Futura

(Programa de educação socioambientalvoltado para as escolas. Já atendeu mais de 150 mil participantes e possibilita a professores e alunos uma oportunidade de vivência na história, na geografia, na biologia e na economia do Estado através da educação socioambiental. Através dele é possível aos participantes entrar em contato com os animais, com os produtores, criadores e com vários personagens que compõem o agronegócio valorizando o setor e conscientizando sobre sua importância).

• Feira de Máquinas

(A feira é responsável por grande volume de negócios estimulados pelas facilidades oferecidas pelos bancos parceiros com suas linhas de crédito disponibilizadas para os produtores e visitantes. Há oportunidades para comercialização de tratores, caminhões, utilitários, equipamentos, implementos, insumos, estandes de grandes empresas agropecuárias e outras negociações com foco no pequeno produtor e no agricultor familiar, com muitas ofertas e descontos especiais).

• Espaço do tropeiro

(O município de Ibatiba propõe trazer toda representatividade da festa mais tradicional de toda a Região do Caparaó e montará a “Casa do Tropeiro”. Nela, toda a programação será voltada para a cultura tropeira com: desfile rural, encontro dos tropeiros, comida tropeira e presença do rei e da rainha do tropeiro).

• Programa PAIS

(Montagem de uma propriedade-modelo do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), uma iniciativa que dissemina técnicas de cultivo sustentável. Os pequenos produtores do Espírito Santo que ainda não tiveram contato com a proposta e os demais visitantes poderão aprender a aplicação de medidas simples para a melhoria dos processos produtivos, que além disso, ainda colaboram com o meio ambiente).

• Feira Científica (Fórum de Ciência e Tecnologia)

(O 4º Fórum de Ciência e Desenvolvimento Rural Sustentável contará com encontros setoriais, reuniões institucionais, seminários, palestras, simpósios, conferências, workshops, além de 18 minicursos ao longo de todo o dia. Serão mais de 250 horas de apresentações e debates sobre temas de relevância para as cadeias produtivas do Espírito Santo).

• Feira dos Municípios

(Serra, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Sooretama, Itarana, Cariacica, Anchieta, Vitória, Santa Teresa, Aracruz, Guarapari, Anchieta, Ibatiba. Destaque para Ibatiba com o Espaço do Tropeiro; Cariacica: Trabalho de sustentabilidade e resgate histórico local realizado nas escolas; Aracruz: Trabalhos indígenas; Santa Teresa: Vinhos)

• II Festival de Cultura

(O 2º Festival da Cultura Capixaba consiste em apresentações e manifestações artísticas e culturais que representem os municípios do Espírito Santo).

• Torneio Leiteiro
• Espaço do Leite

(O espaço terá estandes comerciais e institucionais, Feira de Novilhas (modalidade de comercialização direta entre os criadores), Espaço Gourmet, com degustações de produtos lácteos, mostra das raças Holandesa, Gir Leiteiro, Girolando, Guzolando, Guzerá e os tradicionais julgamentos ranqueados e homologados das raças. Ainda, haverá o estande do Programa Especial de Melhoramento Genético, onde a Seag irá expor informações sobre o programa, que além do melhoramento genético, envolve recuperação e manejo de pastagem, manejo e defesa sanitária animal e gerenciamento da atividade leiteira. Estão juntos nesse projeto: Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo, OCB/ES, Cooperativas de Laticínios, Incaper e Idaf).

• Feira de Novilhas

(Espaço destinado ao produtor que deseja investir em genética de boa qualidade, baseado no conhecimento genealógico e no renome da fazenda de origem da novilha, fora do auge da produção e de alto valor de mercado).

• Espaço da Ovinocaprinocultura

(Espaço exclusivo da ovinocaprinocultura, ainda com maior visibilidade neste ano. Para o setor, serão realizadas as 6ª Exposição Nacional da Raça Dorper, a Copa Sudeste da Raça Santa Inês, a Copa Sudeste de Cabras Leiteiras e três importantes leilões. O Pavilhão ainda terá estandes de produtos e fornecedores, restaurante temático e circuito interno de TV. São esperados mais de 1.200 animais na exposição de todo o Brasil, o que possibilitará um grande intercâmbio para os produtores locais e ampliação da visibilidade de nosso potencial produtivo).

• II Concurso do Queijo

(O objetivo do concurso é despertar o senso crítico da população quanto a qualidade dos produtos e a importância de consumir alimentos que garantam a saúde humana..Os produtores poderão competir em três categorias: queijo tipo minas (“meia cura”), queijo minas padrão, e destaque especial, onde serão avaliados os aspectos “inovação” ou “característica diferencial”).

• Espaço das Águas e Feira Náutica

(O ambiente contará com exposição e comercialização de equipamentos, produtos e serviços relacionados a esportes náuticos, como embarcações de pequeno e médio porte, jetski e veleiro. Temos também diversas atrações como caminhar sobre aquários gigantes e treinar arremessos com iscas artificiais.No espaço de 3 mil m2 também estarão expostos mariscos e diversas espécies de peixes, incluindo ornamentais e de corte. No local, entidades expositoras também abordarão a importância da conservação de espécies e ecossistemas aquáticos. Para quem gosta de pescar, no estande do Ministério da Pesca e Aquicultura mais uma vez será emitida a certidão de autorização de pesca amadora para os visitantes).

• Leilões

(Sete leilões integram a programação da edição 2012 da GranExpoES, que acontecem nos dias 9,10 e 11 de agosto: um de equinos da raça quarto de milha do Haras Floriano Varejão; dois de de equinos da raça mangalarga machador; três de ovinos dorper e santa inês; dois de bovinos das raças girolando e gir leiteiro.Os tradicionais leilões, que registram a cada ano um número recorde em movimentação de negócios, e superam as expectativas dos organizadores e criadores. Neste ano, a expectativa é somar mais de R$ 5 milhões em transações. Serão leiloados animais de elite, oferecendo o melhor da genética brasileira, e agregando valor aos rebanhos capixabas).

• Espaço Avião
• Feira Pet (Espaço voltado para os fornecedores de produtos para Pet Shops).
• Exposição de Aquários

(O objetivo de divulgar as belezas e requintes proporcionadas pelos aquários. O aquarismo ou aquariofilia é a nova onda entre os executivos brasileiros que alia o prazer da criação dos bichos com o charme da decoração).

• Espaço Gourmet
• Exposições (6ª Nacional Dorper; Gado de Leite; Gado de Corte; Pôneis; Pequenos Animais – Fazendinha)

6 ª Exposição Nacional da Raça Dorper

A 6ª Exposição Nacional da Raça Dorper acontecerá durante a 36ª edição da GranExpoES, que acontece entre os dias 08 a 12 de agosto, no Carapina Centro de Eventos, Serra (ES). Serão cinco dias que os participantes de outros estados terão ao seu dispor os pontos turísticos da cidade, oferecendo aos expositores e familiares excelentes opções de turismo e lazer. O Estado foi escolhido por sua infraestrutura, e localização e grande potencial de Desenvolvimento. Durante o evento, serão exibidos cerca de mil e duzentos animais, entre Dorper e White Dorper.

Além da exposição, julgamentos de animais da Raça Dorper e White Dorper de criadores de todo o Brasil, a ovinocaprinocultura será destacada também pela realização da Copa Sudeste da Raça Santa Inês, da Copa Sudeste de Cabras Leiteiras. Ainda, haverá um espaço exclusivo para o setor onde acontecerão encontros de criadores nacionais, oficinas, treinamentos, minicursos, estandes comerciais, vitrine da carne, restaurante temático, degustações e outras atrações que permitirão ao público conferir mais sobre a produção de ovinos e caprinos.

As inscrições de todas as raças ovinas e caprinas já iniciaram e vão até o dia 20 de julho e deverão ser feitas com ABCDorper através do email nacional@abcdorper.org.br. A data base para o cálculo de idade será 04 de agosto de 2012. O valor da inscrição de pista (sócios e não sócios da ABCDorper) é de R$25,00/ animal. No ato da inscrição, também será necessário o pagamento da locação das baias (2x2 m, com capacidade para 3 a 4 animais.

O valor da baia para sócios da ABCDorper é de R$ 250, 00. Já para os não sócios o valor passa a ser de R$ 350,00. Os pagamentos poderão ser feitos por depósitos identificado com o nome do expositor, em uma das seguintes contas da Extrema Eventos e Participações Ltda, CNPJ 05.669.475/0001-99, organizadora do evento: Banco Itaú: AG 7419, C/C 13.783 ou Banco do Brasil: AG 3049-x, C/C 34108-8.

Fonte: Assessoria de Imprensa GranExpoES

◄ Leia outras notícias