Outros

A Importância da Instalação Adequada de Cercas na Proteção Contra Animais Silvestres e Exóticos em Propriedades Rurais

Cercas de qualidade e instalação correta são essenciais para evitar danos à produção agrícola e garantir a segurança no campo


Publicado em: 09/09/2024 às 07:30hs

A Importância da Instalação Adequada de Cercas na Proteção Contra Animais Silvestres e Exóticos em Propriedades Rurais

Os desafios impostos por javaporcos e capivaras às propriedades rurais brasileiras estão se tornando cada vez mais preocupantes. Estes animais, que podem causar danos significativos à agricultura, têm o potencial de destruir até 30% da produção, conforme apontado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Amanda Dione, analista de mercado agro da Belgo Arames, explica: “Enquanto o javaporco, uma espécie exótica invasora, é mais agressivo e pode atacar tanto animais quanto pessoas, a capivara, um animal silvestre, tende a invadir apenas para se alimentar das plantações. Apesar de suas diferentes comportamentos, ambos podem ser portadores de zoonoses e merecem igual atenção.”

Essa realida

de foi enfrentada por José Martins, gerente da Fazenda São Roberto, localizada em Paraúna, a 150 quilômetros de Goiânia (GO). A propriedade, produtora de milho e soja, tornou-se alvo frequente de invasões por javaporcos e capivaras, que encontravam no solo e ambiente da fazenda um habitat atrativo. Inicialmente, Martins adquiriu cercas e contratou cerqueiros para proteger sua propriedade. No entanto, a instalação realizada foi insatisfatória e falhou em impedir as invasões.

Martins relata: “Diante das constantes invasões, decidimos investir na proteção. Contudo, optamos por uma tela e mão de obra que se mostrou inadequada.” Ao buscar uma solução mais eficiente, Martins entrou em contato com a Belgo Arames. Quando a equipe da empresa inspecionou o local, constatou problemas na instalação anterior, como emendas malfeitas e tensionamento incorreto das telas, que permitiam a entrada dos animais.

A partir daí, a Belgo Cerca Rápida, uma startup especializada em tecnologias para cercamento rural, foi chamada para resolver o problema. A instalação, concluída em maio deste ano, foi realizada com equipamentos e técnicas avançadas da empresa, resultando em uma cerca de alta qualidade. “Desde a instalação, não tivemos mais invasões de capivaras ou javaporcos. Foi uma das melhores decisões que tomamos para proteger nosso negócio”, afirma Martins.

A instalação das novas cercas levou 20 dias e envolveu dois cerqueiros, com uma produtividade três vezes superior à de métodos manuais. Segundo Amanda Dione, “A cerca Belgo Javaporco é composta por 11 fios e possui uma camada pesada de zinco, garantindo maior durabilidade e resistência ao impacto. A instalação pela Belgo Cerca Rápida não só proporciona qualidade e rapidez, mas também valoriza o serviço e a segurança, permitindo que os produtores rurais concentrem seu tempo na produção de alimentos.”

Este caso demonstra a importância de uma instalação correta e de alta qualidade para proteger as propriedades rurais dos danos causados por animais silvestres e exóticos, garantindo a segurança e a produtividade no campo.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias