Publicado em: 21/01/2025 às 13:30hs
A partir da safra de inverno de 2026, a 3tentos iniciará a implementação da canola em seu portfólio de cultivos no Rio Grande do Sul. O objetivo é utilizar áreas de cultivo ociosas, oferecendo aos produtores uma alternativa econômica viável. A empresa já começou a disponibilizar sementes e realizar operações de barter, com a intenção de abastecer sua planta de biodiesel em Ijuí, com a produção de canola por três meses.
De acordo com o COO da 3tentos, João Marcelo Dumoncel, a garantia de demanda pela indústria será um dos principais motores do cultivo da canola no estado. “Esta é uma oportunidade para liderarmos o desenvolvimento de uma cultura ainda pouco difundida, mas alinhada a um mercado em plena expansão”, afirmou. Para garantir o sucesso da iniciativa, a 3tentos conduziu pesquisas com sua equipe de 168 agrônomos, tendo como base as melhores práticas do cultivo de canola na Austrália, referência global na produção dessa cultura.
A canola será implementada como uma alternativa de rotação de inverno, sem competir diretamente com o trigo. Em vez disso, a planta será alternada com o trigo a cada dois ciclos, ajudando a preservar a produtividade do solo e a reduzir a sensibilidade a doenças. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 7 milhões de hectares plantados com soja e 1,3 milhão com trigo, enquanto a área dedicada à canola é de apenas 140 mil hectares.
A canola não só oferece uma maior produtividade na extração de óleo (43%, contra 20% da soja), como também traz vantagens ambientais e produtivas. A adaptação da planta para a produção de biodiesel na unidade de Ijuí será simples, sem necessidade de grandes investimentos, e com uma operação ajustada em 24 horas. Além disso, o cultivo de canola favorece a diversificação agrícola e contribui para a melhoria da qualidade dos grãos em rotação. Seu óleo é rico em ômega 3, enquanto o farelo resultante da extração pode ser utilizado na alimentação animal.
Com a introdução da canola, a 3tentos reforça sua estratégia de inovação no agronegócio gaúcho, promovendo a sustentabilidade e oferecendo aos agricultores novas opções produtivas para enfrentar os desafios do mercado.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias