Milho e Sorgo

RS já precisa replantar milho

Com 20% da área de milho semeada no Rio Grande do Sul, ou 200 mil hectares, já há produtores que tiveram que replantar a lavoura


Publicado em: 14/09/2012 às 15:30hs

RS já precisa replantar milho

Segundo a Emater/RS, a falta de chuva e de umidade no solo fez com que agricultores de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões reiniciassem o processo, já que algumas plantas não tiveram o desenvolvimento esperado na emergência. Contudo, as chuvas dos últimos dias, segundo o gerente técnico da Emater, Dulphe Pinheiro Machado Neto, alteraram o quadro. "Agora temos condições de umidade de solo favoráveis à germinação e ao desenvolvimento vegetativo da cultura no Estado. Isso é bastante importante", diz.

A área plantada no Estado até o momento registra um retardo inicial, levando-se em conta que a média dos últimos anos para esse período é de 25%. "Esse atraso não é importante. Com as atuais condições de solo, os produtores conseguem recuperar o plantio em uma ou duas semanas", afirma Machado Neto.

Já o plantio de feijão está lento. A área semeada ainda é pequena, não ultrapassando os 2 mil hectares até o momento, o que representa pouco mais de 3% do total previsto para a safra. Na média dos últimos anos, esse percentual deveria alcançar, nesta época, 10%.

Fonte: Correio do Povo

◄ Leia outras notícias