Publicado em: 17/07/2012 às 13:40hs
A Morgan Sementes e Biotecnologia, nova marca comercial da Dow AgroSciences, realizou em junho uma Área Polo na propriedade de Anir José Taparello, no município de Sorriso (MT). As “Áreas Polo” são eventos técnico de visitação que têm como objetivo apresentar no campo novas tecnologias e práticas de manejo aos agricultores. Neste edição, os destaques foram a apresentação da POWERCORE™ e o novo híbrido 30A16, de ciclo precoce e máximo potencial produtivo tanto para o plantio de Verão quanto para a Safrinha.
Com três mil metros quadrados, a Área Polo em Sorriso reuniu cerca de 65 agricultores que puderam observar, além de parcelas com POWERCORE ™ e do 30A16, todo o portfólio de híbridos de milho e sorgo que a Morgan oferece bem como as tecnologias Herculex*I e Herculex com RR. Nas estações distribuídas ao longo da área do evento, os convidados conheceram as mais modernas técnicas de tratamentos de sementes industrial, adensamento de população de plantas e aplicação de fungicidas em várias épocas.
30A16
O híbrido simples 30A16 é fruto de investimentos realizados na Morgan para aumentar a safra brasileira de milho. Indicado para plantios tanto no verão quanto na safrinha, este híbrido apresenta excelente produtividade com ótima qualidade de colmo e sanidade. O 30A16 expressa seu máximo potencial produtivo em lavouras de alto investimento e tem indicações de população entre 55 e 60 mil plantas por hectare na safrinha e 60 até 65 mil plantas no plantio de verão.
POWERCORE™
O lançamento POWERCORE ™, que atraiu a atenção dos visitantes, começará a ser comercializado no Brasil a partir de novembro. Considerada o principal lançamento da Dow AgroSciences para os próximos anos, a tecnologia POWERCORE ™, fruto de aproximadamente oito anos de desenvolvimento, apresenta cinco genes estaqueados e pode proporcionar um aumento de produtividade entre 5% e 10%, dependendo do nível tecnológico da lavoura e das condições climáticas.
Com múltiplos modos de ação, a nova tecnologia POWERCORE ™ alia o controle de algumas das principais pragas do milho, como a Lagarta-do-cartucho (Spodopterafrugiperda), Broca-do-colmo (Diatraeasaccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpazea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpuslignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotisipsilon), à tolerância a dois tipos de herbicida, o glifosato e glufosinato.
Sua tolerância aos herbicidas, flexibiliza o manejo no controle de pragas, otimizando maquinário e mão de obra. Um importante diferencial dos produtos com POWERCORE ™, entretanto, é a inserção de três diferentes proteínas Bt o que reduz drasticamente a possibilidade da praga-alvo desenvolver resistência para as três proteínas.
Área de refúgio
O refúgio, plantio de milho convencional em uma lavoura de milho Bt, é essencial e recomendável para que, junto com outras ferramentas, não haja desenvolvimento de resistência por parte das pragas-alvo. O POWERCORE™ traz uma importante diferencial para a cultura de milho, uma vez que, ao contar com três genes estaqueados para controle de pragas, a área de refúgio recomendada passa a ser de 5%, ao invés dos 10% recomendados para outras tecnologias.
A tecnologia multi-evento POWERCORE™ foi desenvolvida pela Dow AgroSciences LLC e Monsanto. POWERCORE ™ é uma marca comercial da Monsanto Technology LLC
Sobre a Morgan Sementes e Biotecnologia
Lançada em maio de 2012, a Morgan Sementes e Biotecnologia é uma marca comercial da Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia. Com sede em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, importante polo agrícola brasileiro, oferece soluções genéticas e biológicas inovadoras para o mercado de sementes híbridas de milho para lavouras de alto e médio investimento.
Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial
◄ Leia outras notícias