Publicado em: 18/01/2012 às 13:10hs
As primeiras cargas de sementes de milho começam a deixar a Cooperativa de Cascavel rumo às fazendas. Quase todo o estoque foi comercializado ainda em dezembro e este ano, houve um aumento de 30% nas encomendas: de 32 mil sacas para 46 mil. “O preço do milho está bom, então o produtor se adiantou na compra das sementes”, explica Marcos Alexandre Marcão, gerente de sementes da Coopavel.
O aumento se confirma no campo, onde os produtores já botaram as plantadeiras para funcionar. Depois da quebra na safra de verão por causa da estiagem, é no milho que os agricultores apostam para as lavouras de inverno. O produto a cada ano ganha mais espaço no Paraná.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, esta será uma safrinha recorde, com 10% de aumento de área no estado.
Safra maior e antecipada, muitos produtores estão plantando bem mais cedo que o normal porque a seca acelerou o ciclo da soja.
O bom preço e o desânimo com o trigo são os motivos do aumento na área plantada. “Considerando clima bom e satisfatório para o desenvolvimento da safra, que está vindo mais cedo este ano, estamos esperando bons resultados com o milho segunda safra”, explica Jovir Esser, economista da Secretaria de Agricultura do Paraná.
Fonte: G1 - Globo
◄ Leia outras notícias