Milho e Sorgo

Plantio do milho safrinha está atrasado no oeste do Paraná

Em Cascavel, no oeste do Paraná, o agricultor colhe uma safra e planta outra em cima. A pressa é tanta que faz o produtor arriscar e plantar no pó


Publicado em: 17/02/2012 às 09:40hs

Plantio do milho safrinha está atrasado no oeste do Paraná

Já são 20 dias sem chuvas regulares e os produtores da região estão apreensivos com o clima, depois de perderem boa parte da safra de soja para a seca.

Mas nem todo mundo quer plantar sem umidade e, por isso, o trabalho está atrasado. Nesta mesma época do ano passado, 80% da área já havia sido plantada em Cascavel, este ano, o índice não passa dos 40%. “Quanto mais atrasar o plantio agora, o produtor vai ter problemas lá na frente com a questão da formação das geadas, em junho/julho”, explica José Pertile, técnico Deral/Seab.

Ao olhar de longe, a lavoura parece crescer normalmente, mas é de perto que é possível notar a consequência da falta de chuvas. Muitas sementes não germinaram e outras não se desenvolveram bem. O resultado da plantação irregular, o produtor vai ter lá na frente, na hora da colheita.

Até o momento, cerca de 19% da área de milho safrinha já está plantada no Paraná. Vanderlei Campos Júnior, chefe da regional de Cascavel da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, a Seab, explica o cronograma do plantio e a expectativa para o clima nos próximos dias.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias