Milho e Sorgo

Novas cultivares de sorgo para o Sul

BRS Ponta Negra que antes era recomendada à Região Nordeste permite guardar as sementes para o plantio no ano seguinte


Publicado em: 10/04/2012 às 16:30hs

Novas cultivares de sorgo para o Sul

Apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo no Show Rural, as variedades BRS 810, BRS 655 e BRS Ponta Negra chegam ao mercado gaúcho prometendo aumentar o leque de opções dos produtores da região. As variedades atendem a diferentes objetivos como a produção de silagem, graníferos e corte e pastejo.

A variedade BRS 810 é voltada para corte e pastejo, já a BRS 655 é forrageira. Experimentamos ainda o plantio da BRS Ponta Negra, uma variedade de sorgo forrageiro recomendado para o Nordeste. Com essa cultivar, é possível guardar as sementes para o plantio no ano seguinte. Já como material granífero, levamos a variedade BRS 330 — conta Silvio Torres Pessoa, engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Milho e Sorgo.

O material granífero serve para a produção de grão, que pode substituir o milho na composição de rações para dieta animal. O material forrageiro é indicado para a produção de silagem e o material de corte e pastejo, como o nome diz, para a formação de pasto. Devido à sua alta umidade, ele não é recomendado para a produção de silagem.

O material granífero produz até 6 mil kg de grãos. Já o forrageiro, produz em média 60t/ha. E o material de corte e pastejo produz aproximadamente 60t/ha com três ou quatro cortes — diz o entrevistado.

Segundo ele, a variedade de corte e pastejo possui tamanho intermediário, pois não produz grãos. Já o material forrageiro, apresenta um porte mais elevado.

Falando especificamente da região Sul, a cultivar BRS 330 não é recomendada para o Rio Grande do Sul. Já os demais materiais, são recomendados para toda a região.

O sorgo é uma planta que apresenta pouca resistência ao frio. Portanto, é precisos esperar passar a época do frio para então começar o plantio — orienta Torres.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Milho e Sorgo através do número (31) 3027-1100.

Fonte: Portal Dia de Campo

◄ Leia outras notícias