Publicado em: 03/10/2012 às 19:20hs
Mato Grosso foi responsável por quase 50% das exportações brasileiras de milho durante o mês de agosto. No total, o Estado exportou 1,34 milhão de toneladas em agosto. No país o milho registrou recorde histórico de exportação no período, totalizando 2,76 milhões de toneladas. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).O desempenho que Mato Grosso obteve foi em muito superior ao dos demais Estados brasileiros. O Paraná, ficou com o segundo maior exportador do país, em agosto, com 19% do volume das vendas, exportando 524 milhões de toneladas. A perspectiva é de que o Estado mantenha a liderança também em setembro, pois com a queda da produção e dos estoques nos Estados Unidos, o mercado começa a focar o Brasil como potencial fornecedor do produto.
Conforme o analista de mercado do Imea, Cleber Noronha, a liderança do Estado se deu principalmente em função da fim da colheita em meados de julho e em função da produção recorde de mais de 15 milhões de toneladas. “Cerca de 80% a 90% da produção do milho estadual é para exportação, isso contribui com a liderança
estaduas”, explicou.
O principal destino das exportações do milho matogrossense em agosto foi a Coreia do Sul. Conforme o analista do Imea, o país aumentou em 23% a busca pelo grão estadual nos últimos anos. “A participação da Coreia do Sul tem crescido a cada ano. O produto é utilizado para a produção de aves no país”, explica.
Fonte: Folha do Estado
◄ Leia outras notícias