Publicado em: 10/04/2012 às 13:10hs
Nesta reta final de colheita da safra verão de milho, continua prevalecendo a boa disponibilidade de curto prazo e estimativas apontam que a produção agregada da safra 2011/12 pode superar as estimativas atuais, caso a produção de segunda safra seja satisfatória. Com isso, os preços continuam em queda no mercado físico brasileiro, conforme indicam dados do Cepea. As exportações não têm ajudado a conter esse movimento dos preços.
O volume de milho embarcado em março, 280,2 mil toneladas, foi praticamente igual ao de fevereiro e, no trimestre, o total de 1,4 milhão de toneladas representa 45,8% a menos que o vendido ao exterior no mesmo período de 2011, segundo dados da Secex. Entre as praças acompanhadas pelo Cepea, as desvalorizações mais expressivas nos últimos dias ocorreram nas regiões goianas, paulistas, sul de Mato Grosso do Sul, em parte de Santa Catarina e em Unaí (MG).
Segundo pesquisadores do Cepea, a maioria destas regiões está tendo produção acima do esperado e/ou necessitam escoar o produtor colhido devido ao déficit de armazéns. No geral, porém, vendedores ainda sinalizam opção por comercializar a soja, deixando o milho em segundo plano.
Fonte: Cepea
◄ Leia outras notícias