Publicado em: 16/07/2012 às 09:30hs
A entrega está prevista para ser feita entre fevereiro e março. Na semana passada, já foram importadas 1 milhão de toneladas do grão nacional. As importações de milho pelos EUA serão bem-vindas para a safrinha recorde desse ano e sobre a boa safra 2012/13 que o Brasil está projetando. O país vem estimando números históricos para o cereal.
Volume maior - No entanto, seria necessária a venda de um volume bem maior do que esse para aliviar o excedente de produção, segundo analistas. "Esse total de 600 mil toneladas ainda é muito pouco frente a enorme safrinha que temos", disse João Carlos Kopp, da JCKopp Consultoria. O Brasil caminha para termos o maior estoque de passagem de milho dos últimos cinco anos e, segundo Kopp, a capacidade de estocagem só até a entrada da safra 2012/13 e soja entre fevereiro e março do ano que vem. "Precisamos ver um volume maior nas nossas exportações do cereal para que possamos assumir um cenário altista para o país. Mesmo com o nosso grão U$20/ton mais barato que o americano, os chineses ainda estão devagar nas suas compras na América do Sul", completou o analista.
Soja - Depois da severa quebra de produção na safra 2011/12 por conta do La Niña, a safra brasileira de soja no ciclo 2012/13 deve recuperar seu potencial. Com um aumento de área previsto em 10%, a colheita brasileira da oleaginosa será de aproximadamente 82 milhões de toneladas diante de condições climáticas perfeitas.
No entanto, apesar desse otimismo para a nova safra de soja brasileira, os produtores não podem tirar sua atenção dos problemas de armazenagem e logística do país que poderiam comprometer o escoamento dessa produção. "Infelizmente, o Brasil não possui estrutura para armazenagem e nem ao menos estrutura logística para o escoamento rápido desta produção. Caso essa safra se confirme deverá trazer prêmios porto historicamente baixos", disse João Carlos Kopp.
Fonte: Notícias Agrícolas
◄ Leia outras notícias