Publicado em: 27/04/2012 às 08:00hs
O programa vai ao ar no dia 27 de abril pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 29 de abril, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
O HarvestPlus, programa internacional de biofortificação de produtos agrícolas para a melhoria da nutrição humana, tenta superar as limitações nutricionais a partir do uso de tecnologias que têm como base a semente de produtos agrícolas melhorados, chegando a sementes ricas em micronutrientes. E a Embrapa Milho e Sorgo, uma das entidades integrantes do projeto atua no desenvolvimento de cultivares de milho e sorgo com maior valor nutricional.
Segundo o pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, o milho, devido à sua amplitude e facilidade de produção e consumo, é um dos cereais que merece destaque nessa linha de pesquisa. "Um dos objetivos é desenvolver cultivares de milho com maiores teores de carotenoides precursores da pró-vitamina A nos grãos", explica. A pró-vitamina A, que a partir de reações químicas no organismo se transforma em vitamina A, tem papéis importantes para a saúde humana, como a manutenção de uma boa visão.
Evaristo adianta que 246 amostras de milho do Brasil foram avaliadas quanto ao perfil de carotenoides e seis linhagens da Embrapa foram selecionadas e utilizadas para o desenvolvimento de uma variedade pró-vitamina A. "Nessa variedade, o valor médio de pró-vitamina A observado foi de 7,6 mg/g, enquanto 20% das melhores espigas apresentaram valores médios de 9,2 mg /g. Estes valores são, respectivamente, cerca de 3,5 e 4,2 vezes maiores que os encontrados em milho de grãos amarelos", relata o pesquisador. A variedade está sendo avaliada quanto ao desempenho agronômico na região Nordeste e em outras regiões do país.
Parcerias consolidadas – Produzir alimentos mais nutritivos e reforçar a merenda escolar. Esse é o objetivo da parceria formalizada entre a Embrapa Milho e Sorgo, a prefeitura de Capim Branco, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a Emater-MG. O convênio firmado prevê que a Embrapa repasse sementes de milho e ramas de cultivares com maiores teores de nutrientes desenvolvidos pelo projeto Biofortificação no Brasil (BioFORT). Esses materiais serão multiplicados e, em seguida, plantados por agricultores familiares de Capim Branco. Os alimentos produzidos irão para servir de merenda para alunos das escolas da rede Municipal de Ensino. No total, cerca de mil estudantes devem ser beneficiados com a inclusão dos produtos mais nutritivos na merenda.
O Dia de Campo na TV sobre “Milho com altos teores de vitamina A” foi produzido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o DCTV:
Outras emissoras que transmitem o DCTV:
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pela Livraria Embrapa por telefone (61) 3448-4236/3340-9999 ou www.embrapa.br/liv. No site www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo
◄ Leia outras notícias