Publicado em: 14/01/2025 às 14:30hs
O agronegócio desponta como um dos principais pilares da economia paranaense, respondendo por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Em 2023, o setor somou US$ 1,4 bilhão em exportações, o equivalente a 12,62% das vendas externas brasileiras. No Paraná, a soja ocupa cerca de 5,4 milhões de hectares, enquanto o milho — somando as duas safras — totaliza 2,6 milhões de hectares, com uma produção de grãos que atinge 36 milhões de toneladas. Juntas, essas culturas representam 60% da riqueza gerada pelo agronegócio local.
Iniciando a temporada de feiras agrícolas, o Paraná se consolida como um dos maiores polos do agronegócio no Brasil, apresentando soluções inovadoras para o plantio e manejo da safra. Em janeiro, as marcas Morgan, Forseed e TEVO, da LongPing High-Tech, participam de cinco importantes eventos no estado, trazendo os principais lançamentos para as safras de verão e safrinha. Esses encontros oferecem aos agricultores oportunidades únicas de acesso a novas tecnologias e troca de experiências.
A Morgan apresentará os híbridos precoces MG616 e MG593, que combinam alta produtividade e qualidade de grãos, com estabilidade em diversas condições climáticas, sendo indicados para a safra de verão e a safrinha. Outros destaques incluem o MG635 e o MG607, reconhecidos pela alta tolerância ao Complexo do Mosaico do Milho (CMV), além do MG408, um híbrido superprecoce com excelente qualidade de grãos e resistência em condições adversas.
A Forseed levará ao público os lançamentos FS695 e FS650. O FS695 se destaca pela alta produtividade e tolerância a doenças como Bipolaris, Complexo de Molicutes e CMV, sendo indicado para regiões como Minas Gerais, Goiás, Bahia, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e MAPITO. Já o FS650 possui ampla adaptação geográfica, resistência a estresse hídrico e é ideal para o Norte e Nordeste do Brasil. A marca também apresentará os híbridos FS552 e FS575, reconhecidos pela alta tolerância a enfezamentos e viroses, o FS615, que alia robustez e estabilidade, e os superprecoces FS400 e FS470, voltados à alta produtividade em plantios tecnificados.
A TEVO marcará presença com os híbridos T1503 e T1508, ambos com elevada qualidade de grãos, resistência a estresses ambientais e alto potencial produtivo. O T1508 é precoce, enquanto o T1503 é o destaque da marca, oferecendo tolerância ao complexo de enfezamentos, viroses, CMV e estresse hídrico.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias