Publicado em: 12/11/2024 às 16:30hs
Os agricultores brasileiros têm até o dia 30 de novembro para se inscrever no Concurso de Produtividade do Milho Verão/2025, que visa premiar os produtores com melhor desempenho na cultura do milho. A premiação, organizada pelo Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade), será divulgada durante o Fórum Getap, a ser realizado no próximo ano. Além dos tradicionais prêmios nas modalidades de cultivo sequeiro e irrigado, a principal novidade nesta edição é a criação da categoria regional, que reconhecerá os agricultores com melhor desempenho em diferentes localidades do país.
O coordenador técnico do Getap, Gustavo Resende Capanema, explicou que a regionalização não será definida por estado, mas sim por um conjunto de regiões geográficas pré-definidas, após estudos. As regiões classificadas são:
Capanema ressaltou que, com essa categorização, os participantes competirão em condições semelhantes de clima e plantio, garantindo igualdade nas avaliações.
As inscrições podem ser realizadas no site oficial do Getap (www.getap.agr.br). Para facilitar o processo, a plataforma permite que um único cadastro seja feito para diversas áreas, caso necessário. Também é possível fazer a inscrição por meio dos patrocinadores do evento, como Bayer, Corteva, ICL, Stoller e Ubyfol. Produtores independentes podem participar mediante auditoria, cujos custos serão cobertos pelo Getap para aqueles com produtividade acima da "régua de corte" estabelecida. Para os que estiverem abaixo da régua, as despesas deverão ser arcadas pelo próprio produtor.
A auditoria das áreas será realizada pela equipe técnica do Grupo Somar, especializada na análise de produtividade agrícola. Serão avaliados indicadores como a produtividade e a população de plantas por hectare, além do número e peso dos grãos por espiga. A régua de corte de produtividade foi definida em 240 sacas por hectare para cultivo sequeiro e 270 sacas por hectare para irrigado. Produtores patrocinados não precisam se submeter a essa régua de corte.
Ao final do processo, todos os participantes receberão um relatório técnico detalhado, comparando seus resultados com as médias de outros produtores.
O concurso da edição passada contou com 162 inscrições de sete estados brasileiros, com destaque para o Paraná, que conquistou as três maiores produtividades na categoria sequeiro. O campeão foi Ronei Gaviraghi, de Mangueirinha, que alcançou 270 sacas por hectare. Na categoria irrigada, o vencedor foi Cláudio Castro Cunha, de Perdizes (MG), com 258,2 sacas por hectare.
O Getap é uma iniciativa que reúne especialistas do agronegócio para promover a discussão sobre boas práticas no cultivo do milho e incentivar a adoção de tecnologias que otimizem a produção. O concurso é parte dessa estratégia, com curadoria da Céleres e apoio de importantes entidades do setor, como ABPA, Abramilho e Abisolo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias