Milho e Sorgo

Geada afeta lavouras de milho em Mato Grosso do Sul

A geada causou perdas em lavouras de milho em Mato Grosso do Sul. O agricultor André Fabres avaliou os prejuízos na lavoura de 700 hectares em Aral Moreira


Publicado em: 11/06/2012 às 15:00hs

Geada afeta lavouras de milho em Mato Grosso do Sul

No ano passado, o produtor perdeu 70% do milho safrinha por causa das baixas temperaturas. Os efeitos do gelo sobre a planta começaram começam a aparecer no campo.

O agricultor Cristiano Bortolotto, que plantou 300 hectares de milho, estima uma perda de pelo menos 15% da lavoura por causa da geada. A formação da geada queimou as folhas no preenchimento dos grãos, um dos períodos mais importantes para a planta.

"Ocorre o secamento da folha, não conseguindo mais fazer a fotossíntese e ocorrendo a perda no peso e a má formação do grão", explica o agrônomo Luiz Felipe Corsini.

O estado de Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha do país. Este ano, a área plantada passa de 1,1 milhão de hectares, com 40% plantados na região sul, onde a geada afetou as lavouras em pelo menos quatro municípios. Os prejuízos começam a ser contabilizados a partir dessa semana.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias