Milho e Sorgo

Embrapa mostra potencial do sorgo durante evento sobre bioenergia

Alternativa à cana na entressafra: este é o papel atual do sorgo sacarino


Publicado em: 07/11/2012 às 18:20hs

Embrapa mostra potencial do sorgo durante evento sobre bioenergia

A Embrapa Milho e Sorgo participa, nos dias 7 e 8 de novembro, em Araçatuba-SP, do 5º Congresso Nacional da Bioenergia. Quatro pesquisadores vão proferir palestras na sala temática sobre a Embrapa. Ao todo, são 10 salas temáticas, com discussões de assuntos como "mercado, comercialização e logística", "sustentabilidade" e "saúde e segurança do trabalho".

No dia 7 de novembro, o pesquisador Frederico Durães vai falar sobre o portifólio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa para o setor agroindustrial sucroenergético. As demais palestras de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo estão marcadas para o dia 8 de novembro: André May abordará aspectos técnicos da produção de sorgo sacarino para etanol de primeira geração; Rafael Parrella vai falar sobre aspectos técnicos da produção de sorgo biomassa lignocelulósica para geração de energia; e o tema de Rubens Miranda é aspectos econômicos da produção de sorgo sacarino para geração de etanol.

As quatro palestras são complementares e mostram o potencial da cultura do sorgo para a geração de etanol (no caso do sacarino) e de energia (no caso do biomassa). O sorgo vem recebendo atenção especial do governo federal, que está disponibilizando R$ 270 milhões para o sacarino dentro do Plano Safra 2012/2013. A intenção é incentivar a expansão da cultura no país, mostrando-a como opção viável, tanto técnica como economicamente, à cana-de-açúcar na produção de etanol. O sorgo não surge como substituto, mas como alternativa à cana em determinada época do ano, quando as usinas tradicionalmente ficam paradas ou em manutenção por conta da entressafra canavieira.

Serviço: o 5º Congresso Nacional da Bioenergia é uma promoção conjunta da Udop (União dos Produtores de Bioenergia) e da Stab (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil). São cerca de 150 palestrantes e moderadores e a expectativa é de cerca de 1.000 congressistas. Mais informações no http://www.udop.com.br/index.php?item=congresso#ini.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias