Publicado em: 03/04/2012 às 13:40hs
O município, tradicionalmente conhecido pelo desenvolvimento da bovinocultura, começou a desenvolver projetos que integram lavoura e pecuária. Um financiamento do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf B) contemplou quatro famílias do Projeto de Assentamento João Lanário do Val.
O investimento, superior a 83 mil reais, será aplicado na compra de máquinas e equipamentos, que mecanizarão durante os dois primeiros anos a produção de milho, pastagem e a produção de silagem, alimento volumoso que na época da seca pode substituir o pasto, fabricado à base de milho.
O agricultor Welinton Lourenço, que tem a economia familiar baseada na produção leiteira, disse que a produção do milho vai diminuir em pelo menos 50% os gastos com a alimentação do rebanho, além de trazer retorno financeiro com a comercialização da produção excedente que já tem mercado garantido. A expectativa é que a produção atinja 90 sacos por hectare, acima da média do município.
Segundo Leandro Gomes, técnico em agropecuária da Emater, a ideia é fazer com que o agricultor produza a própria matéria prima para a alimentação do gado, que hoje precisa ser importada de outros municípios, onerando muito os preços com a ração. A Emater, que está presente em Cumaru do Norte, a pouco mais de um ano, vem orientado os agricultores com a análise de solo para o plantio até a colheita, além de promover o melhoramento genético do rebanho.
Fonte: Emater- PA
◄ Leia outras notícias