Milho e Sorgo

Dificuldade do escoamento da produção foi o principal tema debatido no 5º Fórum do Milho

Evento teve grande sucesso de público durante a Expodireto Cotrijal 2013 em Não-Me-Toque


Publicado em: 06/03/2013 às 09:10hs

Dificuldade do escoamento da produção foi o principal tema debatido no 5º Fórum do Milho

Com o tema Milho e Instituições, o 5º Fórum Nacional do Milho, realizado na tarde do dia 4 de março, durante a Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque (RS), reuniu entidades ligadas ao agronegócio e representantes da cadeia produtiva. A falta de logística para transportar o milho foi o principal assunto trazido durante o evento.

De acordo com Carlos Cogo, consultor de agrobusiness, palestrante do encontro, "não falta milho no Brasil, faltam logísticas de como transportar o grão”. Ele citou que, entre os entraves, está a falta de mão de obra, como caminhoneiros para atender o setor, e especialmente, a falta de investimentos em setores como as ferrovias, fazendo um comparativo com a produção e estrutura de outros países. De acordo com análise do consultor, “o Brasil precisa de políticas públicas mais eficazes para que o setor possa atender as crescentes demandas do mercado consumidor, mantendo a competitividade”.

Cooperativas e logísticas de escoamento

O presidente da Cooperativa Aurora, de SC, Mário Lanznaster, o representante da Aprosoja/MT, Nelson Piccoli e Antônio Grespan, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia também colocaram que, entre os principais problemas a serem enfrentados está a falta de logística para o escoamento do milho, citando a situação das estradas, muitas vezes precárias.

Neri Geller, secretário de política agrícola do Mapa foi o último a fazer sua palestra. Falou sobre as correções que vem sendo feitas e os incentivos que o governo federal está aplicando na área, para contribuir com o desenvolvimento da cadeia do milho.

Coordenando os debates, Odacir Klein, da Klein & Associados, destacou a relevância do fórum para aprofundar temas da cadeia produtiva do grão. Ele informou que será elaborado um documento, em formato de revista de distribuição gratuita, trazendo os temas debatidos.

No final do evento, os participantes fizeram perguntas e interagiram com os painelistas, esclarecendo dúvidas, dando sugestões e propondo mudanças.

Outras informações do fórum www.kleineassociados.com.

Fonte: Evidencia Press - Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias