Milho e Sorgo

Dia de campo apresenta critérios para implantação de braquiárias no consórcio com milho safrinha

Mostrar os critérios para implantação de forrageiras no sistema de consórcio com milho safrinha está entre os objetivos da participação da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) no 2º Dia de Campo da Embrapa


Publicado em: 14/02/2012 às 14:30hs

Dia de campo apresenta critérios para implantação de braquiárias no consórcio com milho safrinha
Mostrar os critérios para implantação de forrageiras no sistema de consórcio com milho safrinha está entre os objetivos da participação da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) no 2º Dia de Campo da Embrapa. O evento será realizado na Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), na sexta-feira, 17 de fevereiro, das 7h30 às 12 horas, e tem como tema geral a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). 
 
O Dia de Campo, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é voltado para técnicos atuantes nas cadeias produtivas agropecuárias, produtores rurais, professores, estudantes e empreendedores rurais e serão abordados temas em sete estações.
 
Na Estação Consórcio Milho-Braquiária, o tema específico será “iLPF: consórcio milho-braquiária em sucessão ao cultivo da soja”. A Estação será conduzida pelo analista na área de pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste, Gessí Ceccon, em que estará presente também o chefe geral da Unidade de Pesquisa, Fernando Mendes Lamas. 
 
Entre os assuntos abordados em campo, estarão a qualidade das sementes de braquiárias, que precisam ter alta pureza e germinação para o sucesso do consórcio, e a quantidade de plantas germinadas por cada grama de semente. “O produtor adquire a semente, retira algumas amostras e coloca para germinar. Com a germinação conhecida, ele sabe a quantidade necessária para estabelecer a população adequada de braquiária no consórcio com o milho”, diz Ceccon, que fornecerá o passo a passo do processo no Dia de Campo.
 
Outro detalhe a que o agricultor precisa ficar atento é quanto à profundidade ideal de semeadura, que varia de acordo com a espécie utilizada, com o vigor da semente e com a época do ano, já que as diversas condições climáticas interferem na germinação das sementes em diferentes profundidades de semeadura. Com isso, o produtor rural terá menos gasto com sementes e, por consequência, melhor formação de braquiária. Em condições de safrinha, a melhor germinação tem sido observada nas profundidades entre 3 cm e 6 cm. 
 
Zoneamento
 
Durante a Estação sobre o consórcio, Ceccon também falará sobre nova Portaria do Mapa em relação ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de milho consorciado com braquiária. Com as demonstrações das diferenças de produtividade entre as forrageiras, Ceccon pretende ressaltar a responsabilidade que o técnico possui ao indicar uma determinada espécie. “O técnico deve preservar a saúde financeira do agricultor”, enfatiza.
 
A Embrapa Agropecuária Oeste possui, atualmente, experimentos de consórcio milho-braquiária em Mato Grosso do Sul nos municípios de Dourados, Naviraí e Ponta Porã, e no Paraná nos municípios de Cianorte e Floresta. Também já realizou experimentos em São Gabriel do Oeste e Baitaporã, em MS.
 
Programação
 
Além da Estação Consórcio Milho-Braquiária, a programação possui as seguintes Estações: Plantas Forrageiras (Bruno Pedreira e Roberta Carnevalli/Embrapa Agrossilvipastoril), Espécies Florestais e Frutíferas (Diego Barbosa Alves Antonio/Embrapa Agrossilvipastoril e Jaldes Langer/Flora Sino), Soja (Clóvis Albuquerque/Programa Soja Livre e Edison Ulisses Ramos Junior/Embrapa Soja), Milho e Sorgo (Alexandre Ferreira e Flávio Tardin/Embrapa Milho e Sorgo), Arroz e Feijão (Flávio Jesus Wruck e Isabela Volpi/Embrapa Arroz e Feijão), e Plantas de Cobertura (Silvio Spera e Eduardo da Silva Matos/Embrapa Agrossilvipastoril).
 
Inscrições 

As inscrições serão feitas no local do evento, na Embrapa Agrossilvipastoril, na Rodovia MT 222 (Rodovia dos Pioneiros, 2 Km após a entrada do aeroporto de Sinop. Mais informações pelos telefones (66) 3532-7626 ou (66) 3532-5131. 

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste

◄ Leia outras notícias