Publicado em: 17/05/2012 às 17:50hs
São esperados cerca de 800 participantes que atuam nas cadeias produtivas de milho e de sorgo, entre pesquisadores, produtores rurais, professores, estudantes, extensionistas, representantes de empresas privadas, formuladores de políticas agrícolas e representantes de órgãos de fomento.
Podem ser submetidos, para apresentação em sessões de pôsteres, tanto trabalhos técnico-científicos como de extensão rural. O prazo para envio é 31 de maio. No site do evento (http://www.milhoesorgo.com.br/site/), estão todas as informações sobre o processo de submissão. Já as inscrições para o congresso têm valores diferenciados de acordo com a categoria do participante e com a data em que forem feitas.
Promovido a cada dois anos pela ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo), o evento objetiva a discussão das novidades e dos avanços tecnológicos voltados às duas culturas agrícolas no país. Neste ano, o tema geral é "Diversidade e inovações na era dos transgênicos" e estão programados 18 painéis, 12 palestras e quatro minicursos, além da conferência de abertura com o tema "Novo paradigma do agronegócio do milho".
A Embrapa Milho e Sorgo é uma das instituições apoiadoras do evento, juntamente com o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). Além da promoção da ABMS, o congresso tem como realizadores o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e a Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e como correalizadores a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), o IB (Instituto Biológico) e o IEA (Instituto de Economia Agrícola). O presidente do congresso é Aildson Pereira Duarte, pesquisador do IAC.
Um pouco de história - o Congresso Nacional de Milho e Sorgo ocorre desde 1950, quando Campinas-SP e Piracicaba-SP o sediaram. Até 1968, a periodicidade era trienal; a partir de então, passou a ser bienal. Os nomes também modificaram ao longo do tempo: até 1972, o evento se chamava Reunião Brasileira de Milho; de 1974 a 1980, o nome era Reunião Brasileira de Milho e Sorgo; e a partir de 1982, o evento passou a ter o nome atual. Cidades de quatro regiões do país (Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste) já sediaram o congresso.
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo
◄ Leia outras notícias