Publicado em: 05/07/2012 às 18:10hs
No décimo levantamento da safra 2011/2012 de grãos no País, que foi divulgado nesta quinta-feira (5), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram revisados para cima (a mais), em relação aos dados divulgados em junho, as projeções da produção de milho safrinha, em especial para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o que deve confirmar uma super safra nos dois estados.
A projeção para Mato Grosso do Sul foi a que sofreu o maior ajuste. Em junho a Conab previa uma produção de 4,446 milhões de toneladas do grão e neste mês o número subiu para 5,126 milhões de toneladas, o que representa 680 mil toneladas a mais (15,2%).
No Estado, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Almir Dalpasquale, a maior parte da colheita do milho safrinha está começando nesta primeira quinzena de julho.
Na semana passada, em entrevista ao Agrodebate, Dalpasquale já previa que se as condições climáticas não afetassem as lavouras de milho nestes últimos dias que a produção do grão poderia superar a casa dos 5 milhões de toneladas no Estado, com produtividade em torno dos 4.500 quilos por hectare.
A projeção feita pelo presidente da Aprosoja/MS acabou ficando muito próxima dos dados divulgados nesta quinta-feira pela Conab. O órgão prevê que a produtividade média das lavouras de milho safrinha em Mato Grosso do Sul deve ficar em torno dos 4.400 quilos por hectare.
A perspectiva de aumento da produção do milho acabou influenciando também na projeção de toda a safra de grãos em Mato Grosso do Sul, que foi revisada pelo órgão federal para 10,629 milhões de toneladas, contra os 9,943 milhões de toneladas do levantamento anterior(6,8% a mais).
Com a confirmação da super safrinha de milho em Mato Grosso do Sul, deve ocorrer no Estado também um fenômeno que já tinha sido identificado em algumas regiões produtoras em Mato Grosso. O milho destrona a soja do posto de principal cultura em produção.
No ciclo 2011/2012 foram colhidos no Estado 4,628 milhões de toneladas de soja, contra os 5,126 milhões de toneladas que devem ser colhidas apenas de milho safrinha. Se somadas as duas safras sul-mato-grossenses de milho a produção chega a 5,584 milhões de toneladas.
Mato Grosso
Já em Mato Grosso, o levantamento da Conab faz no novo boletim um ajuste menor em relação a produção do milho safrinha, mas a colheita do grão está mais adiantada no estado do que em Mato Grosso do Sul.
No levantamento de junho, o órgão federal previa que a produção mato-grossense chegaria a 12,382 milhões de toneladas, e no de julho que haveria um incremento de 266 mil toneladas, chegando a 12,648 milhões de toneladas (2,1% a mais).
Esse aumento deve refletir também na produção total de grãos em Mato Grosso, que no ciclo 2011/2012 deve chegar a 38,083 milhões de toneladas.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias