Publicado em: 01/08/2013 às 11:00hs
A maior parcela das lavouras (54%) está classificada como de condição boa, enquanto 35% estão na média e 11% ruins. As indicações são do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab).
Até esta semana os trabalhos no campo já atingiam 903 mil hectares dos 2,1 milhões de hectares cultivados. A média de produtividade está estimada em 5.065 quilos por hectare. O Estado aposta em uma safra recorde, avaliada em aproximadamente 11 milhões de toneladas.
"Algumas regiões que plantaram mais cedo, como a Oeste, Centro-Oeste e o Sudeste, registraram problemas pelo grande volume de chuvas. Já em outras, como no Norte, foi a falta delas. Problemas pontuais", observa a engenheira agrônoma do Departamento, Juliana Yagushi.
O Deral já reduziu a estimativa total da safra de milho em 5% desde que passou a apresentar seus levantamentos. Somente a região Norte teve o volume reajustado em 10% a menos até este mês.
De acordo com a engenheira agrônoma, as adversidades no campo devem acarretar em uma perda de qualidade do milho, mas não provocar queda nos índices de produtividade.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias