Milho e Sorgo

COCAMAR: Se tudo correr bem, milho pode ter boa produtividade na região

Com 90% das lavouras em fase de granação nos arredores de Maringá, a cultura do milho de inverno atinge o seu ponto crítico neste momento


Publicado em: 12/06/2012 às 08:20hs

COCAMAR: Se tudo correr bem, milho pode ter boa produtividade na região

É o período em que uma geada forte pode colocar grande parte da produção a perder, conforme explica o engenheiro agrônomo Edson Matsumoto, da Unidade da Cocamar em Maringá. A colheita começa em julho, com pico previsto para primeira quinzena de agosto. Até que a safra esteja garantida, o produtor terá que conviver com a possibilidade da chegada de frentes frias, comuns nesta época.
 
 Início preocupante  - Depois de um início preocupante, com pouca chuva, o tempo normalizou e pelo menos em relação à umidade o agricultor não tem do que reclamar.  “As perspectivas são excelentes, com produção acima do projetado inicialmente pela cooperativa”, informou o coordenador técnico de Culturas Anuais, engenheiro agrônomo Emerson Nunes. “A elevação na produtividade é estimada em 15% na comparação com a safra do ano passado, com expectativa de 4.363 quilos em média por hectare. Também se estima boa qualidade da produção”.
 
 Doenças foliares  - A chuvarada das últimas semanas fez aumentar o surgimento de doenças foliares, entre as quais a ferrugem comum, cercosporiose, helmintosporiose e o complexo de manchas brancas. “Estas doenças têm sido constatadas com maior intensidade onde não foram realizadas aplicações preventivas de fungicida”, explica Nunes.
 
 Área maior  - Nesta safra, a área cultivada com milho na região da Cocamar é 12% maior em comparação com 2011.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias