Milho e Sorgo

Chuvas beneficiam desenvolvimento do milho 2ª safra, aponta boletim da Conab

Precipitações em abril ajudam na evolução do milho segunda safra, mas algumas regiões enfrentam restrições hídricas


Publicado em: 26/04/2024 às 18:40hs

Chuvas beneficiam desenvolvimento do milho 2ª safra, aponta boletim da Conab

As chuvas registradas nas primeiras semanas de abril foram suficientes para impulsionar o desenvolvimento do milho segunda safra na maioria das regiões produtoras, segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA) divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (25). O boletim analisa as condições agroclimáticas e utiliza imagens de satélite para monitorar a evolução dos cultivos da safra 2023/2024.

As chuvas mais intensas ocorreram em áreas dos estados do Pará e do Maranhão, o que impactou as operações de colheita e logística da soja. No Rio Grande do Sul, o excesso de chuvas causou danos pontuais às lavouras, mas, de modo geral, contribuiu para manter o solo com boa umidade.

Por outro lado, os menores volumes de chuva foram registrados em áreas do Centro-Sul e Centro-Norte da Bahia, no norte de Minas Gerais e no centro de São Paulo, resultando em restrição hídrica para as lavouras. No sudoeste de Mato Grosso do Sul, a falta de umidade no solo também afetou parcialmente o desenvolvimento do milho segunda safra.

Os gráficos de evolução do índice de vegetação (IV) das principais regiões produtoras de milho segunda safra mostram uma emergência avançada na safra atual, devido à antecipação do plantio. Este adiantamento, aliado a condições climáticas favoráveis na maioria das regiões, resultou em um IV acima da safra anterior e da média histórica. No entanto, no oeste do Paraná, houve uma redução do IV por causa de condições climáticas adversas em períodos anteriores ao monitoramento.

O Boletim de Monitoramento Agrícola é publicado mensalmente pela Conab em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). O estudo fornece uma visão abrangente das condições climáticas e agrícolas do Brasil e está disponível na íntegra no site da Conab. 

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias