Milho e Sorgo

Ceres e Syngenta vão desenvolver o mercado de sorgo sacarino

As empresas vão trabalhar em conjunto para apoiar a introdução de sorgo sacarino como fonte de açúcares fermentáveis ??em 400 ou mais usinas de etanol no Brasil


Publicado em: 26/11/2012 às 17:30hs

Ceres e Syngenta vão desenvolver o mercado de sorgo sacarino

A Ceres, Inc. (Nasdaq: CERE), empresa que desenvolve culturas energéticas, anunciou hoje que a sua subsidiária brasileira Ceres Sementes do Brasil Ltda. assinou um acordo para desenvolver o mercado de sorgo sacarino com a Syngenta Proteção de Cultivos Ltda., unidade da Syngenta (NYSE: SYT). As empresas vão trabalhar em conjunto para apoiar a introdução de sorgo sacarino como fonte de açúcares fermentáveis ??em 400 ou mais usinas de etanol no Brasil.

O sorgo sacarino é uma cultura resistente que pode estender o período de produção de etanol em até 60 dias no País. O cereal pode ser cultivado em terras de cultivo de cana-de-açúcar em fase de descanso, e pode ser processado pelo mesmo equipamento. Como cresce em apenas 90 a 150 dias, exige menos água e outros insumos do que a cana. Na safra passada, usinas do Brasil plantaram o sorgo sacarino da Ceres em mais de 3.000 hectares – área equivalente a, aproximadamente, 3.000 campos de futebol. Devido, em parte, ao aumento da demanda por etanol e à escassez de cana-de-açúcar, o governo brasileiro anunciou recentemente em seu plano de safra para o período de 2012-2013 que o sorgo sacarino seria considerado uma cultura estratégica.

Pelo acordo, a Syngenta e a Ceres pretendem colaborar em testes de pequena escala, bem como em avaliações e demonstração de campo em escala maior com usinas nesta safra. A Syngenta fornecerá seus consideráveis recursos agronômicos ??para avaliar seu portfólio de produtos para a proteção de cultivos com os híbridos da Ceres. Por sua vez, a Ceres irá disponibilizar sementes e apoio à pesquisa. Ambas as empresas irão coordenar a divulgação da cultura para as usinas de etanol e desenvolver programas de treinamento da indústria.

“Ao trabalhar em conjunto com a Syngenta, acreditamos que poderemos implementar o desenvolvimento das práticas de manejo para o cultivo do sorgo sacarino e oferecer um pacote mais completo de híbridos avançados e defensivos de ponta para a cultura para nossos clientes em comum”, disse Michael Stephenson, vice-presidente de Operações da Ceres.

“Estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar suas operações, e acreditamos que é importante assumir um papel de liderança em apoiá-los na adoção de novas tecnologias como a do sorgo sacarino, matéria-prima que amplia o período de moagem. Nosso objetivo com a Ceres é ajudar a desenvolver essa oportunidade de mercado ao otimizar a produtividade agrícola e fornecer maior estabilidade de produtividade pela utilização eficiente de nosso portfólio de proteção de cultivos”, disse Daniel Bachner, Diretor Global de Cana-de-açúcar da Syngenta.

SOBRE A CERES

A Ceres, Inc. (www.ceres.net) é uma empresa de biotecnologia agrícola que comercializa sementes para culturas energéticas utilizadas na produção de combustíveis renováveis para transporte, energia elétrica e produtos de base biológica. A empresa une o melhoramento genético avançado e a biotecnologia para desenvolver produtos que possam resolver as limitações de matérias-primas de primeira geração de bioenergia, aumentar a produtividade da biomassa, reduzir o uso de insumos agrícolas e melhorar o cultivo em terras marginais. Suas atividades de desenvolvimento incluem o sorgo sacarino, bem como o aumento da biomassa do sorgo, switchgrass e miscanthus. A Ceres comercializa seus produtos sob a marca Blade.

SOBRE A SYNGENTA

A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 26.000 colaboradores em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer à vida o potencial das plantas. Por meio de ciência de classe mundial, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das culturas, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, por favor, acesse www.syngenta.com.

DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS DA CERES

Este release pode conter declarações prospectivas. Todas as declarações, além das relativas a fatos históricos – incluindo aquelas referentes a nossos esforços para desenvolver e comercializar nossos produtos, nossas estratégias de negócios de curto e de longo prazo, expectativas de mercado e indústria, métricas operacionais futuras, produtividade e resultados futuros de operações e posição financeira – são declarações prospectivas. Não se deve depositar confiança indevida nelas, porque envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que estão, em alguns casos, fora do nosso controle. Fatores que podem afetar materialmente os resultados reais podem ser encontrados nos arquivos da Ceres na Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA. A Ceres não assume qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros. Essas declarações prospectivas não devem ser consideradas como representativas das posições da Ceres sobre qualquer período subsequente à data deste release.

DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS DA SYNGENTA

Este release pode conter declarações prospectivas, que podem ser identificadas pela terminologia “espera”, “poderia”, “iria”, “potencial”, “planos”, “perspectivas”, “estimados”, “objetivando”, “a caminho”, e expressões similares. Tais declarações podem estar sujeitas a riscos e incertezas que podem levar a resultados que diferem materialmente de tais afirmações. Indicamos os arquivos da Syngenta disponíveis ao público na Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA para obter informações sobre estes e outros riscos e incertezas. A Syngenta não assume nenhuma obrigação de atualizar declarações prospectivas para que estas reflitam resultados reais, premissas alteradas ou outros fatores. Este release não se constitui nem faz parte de qualquer oferta ou convite para vender ou emitir, nem de qualquer solicitação de oferta de compra ou de subscrição de quaisquer ações ordinárias da Syngenta AG, ou da Syngenta ADSs. Também não servirá de base nem poderá ser considerado vínculo para qualquer contrato.

Fonte: Ceres Sementes do Brasil - Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias