Publicado em: 11/11/2024 às 19:40hs
De acordo com o último levantamento da AgRural, até quinta-feira (07), 67% da área estimada para a safra de soja 2024/25 do Brasil já havia sido plantada. Esse avanço representa um ritmo superior ao registrado na semana anterior (54%) e ao do mesmo período do ano passado (61%). Os estados de Mato Grosso e Paraná estão praticamente concluindo a semeadura, enquanto Goiás e Mato Grosso do Sul também já apresentam bom progresso. Com isso, o ritmo de plantio agora fica a cargo dos estados com calendário mais tardio, especialmente Rio Grande do Sul e as regiões do Matopiba.
De maneira geral, o plantio e o desenvolvimento das lavouras de soja estão ocorrendo sem grandes imprevistos, com exceção de algumas áreas pontuais afetadas por excesso ou falta de chuvas.
Em relação ao milho de verão 2024/25, a semeadura no Centro-Sul do Brasil alcançou 72% da área até quinta-feira, um aumento em relação aos 59% da semana anterior, mas abaixo dos 76% registrados no mesmo período do ano passado. A regularização das chuvas tem favorecido o avanço da semeadura, especialmente em estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde alguns produtores já estão finalizando o plantio da soja e iniciando o milho. No Sul do Brasil, onde o plantio já foi concluído, as lavouras de milho estão se desenvolvendo de forma satisfatória.
Esses números indicam um bom andamento das safras de soja e milho, com os produtores atentos ao clima e avançando com as atividades de semeadura em várias regiões do país.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias