Milho e Sorgo

Aprovado zoneamento para plantio de milho em Mato Grosso

Análises térmicas e hídricas foram realizadas para o desenvolvimento do zoneamento.


Publicado em: 18/06/2012 às 15:50hs

Aprovado zoneamento para plantio de milho em Mato Grosso

O Ministério da Agricultura aprovou zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de milho em Mato Grosso na safra 2012/2013, identificando os municípios aptos e, também, os períodos para plantio com menor risco para cultivo. Análises térmicas e hídricas foram realizadas para o desenvolvimento do zoneamento.

As tabelas com períodos de semeadura estão disponíveis em Diário Oficial da União. Conforme o documento, foram considerados aptos os municípios que apresentaram em no mínimo, 20% de seu território, ISNA maior ou igual a 0,55 em, no mínimo, 80% dos anos avaliados.

O cultivo não é indicado em áreas de preservação obrigatória e em solos que apresentem profundidade inferior a 50 centímetros ou em muito pedregosos, isto é, solos nos quais calhaus e matacões ocupem mais de 15% da massa ou da superfície do terreno.

A fase mais crítica para a cultura, em relação ao déficit hídrico, é a de enchimento de grãos. Para a obtenção de boas produtividades a cultura do milho necessita de precipitação pluvial acima de 500 milímetros durante o ciclo; temperatura média diária acima de 19ºC e temperatura média noturna acima de 12,8ºC e abaixo de 25ºC; temperaturas, no período, próximo e durante o florescimento, entre 15ºC a 30ºC e ausência de déficit hídrico.

Na safra 2011/2012, a área destinada para o cultivo do milho foi de 102,2 mil hectares, com produção de 773,6 mil toneladas, segundo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em junho de 2012, informa a publicação.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias