Publicado em: 07/11/2012 às 14:10hs
Citou que para o milho são necessários 600 milímetros de chuva e à soja em torno de 450. Claudio de Jesus observou que tradicionalmente o mês de outubro é chuvoso, por isso lembrou de épocas passadas quando há 40 ou 50 anos o trigo era colhido entre novembro e dezembro.
Com isso, o presidente da Apromilho entende que é necessário os agricultores repensarem um pouco sobre a época de plantio do trigo e efetuar o cultivo no período mais tardio, justamente para que a cultura seja beneficiada com as chuvas de outubro quando em desenvolvimento e a colheita ocorra geralmente no momento em que as precipitações climáticas reduzem.
Para Claudio de Jesus, esse processo não prejudica o plantio de soja, em razão dos maquinários modernos existentes atualmente que agilizam o trabalho, além do plantio direto.
O presidente da Apromilho ainda ressaltou a preocupação de desenvolver projetos para armazenar água nesses períodos de excesso de chuva. Isso pode ser utilizado, por exemplo, para irrigação que está bastante em evidência na atualidade também em razão de programas governamentais.
Por isso, Claudio de Jesus pediu mais participação dos agricultores junto às entidades para se atualizar nessas áreas. Ele ainda frisou que os produtores que possuem lavouras com boa cobertura de solo, obtiveram bom êxito na manutenção da água das chuvas de outubro.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
◄ Leia outras notícias