Milho e Sorgo

Agroceres debate perspectivas para carnes amanhã, dia 5, durante a Fenamilho

II Seminário Agroceres de Economia e Negócios reúne lideranças da cadeia produtiva nesta terça-feira, a partir das 19h, em Patos de Minas


Publicado em: 04/06/2012 às 14:20hs

Agroceres debate perspectivas para carnes amanhã, dia 5, durante a Fenamilho

Uma entressafra de carne bovina, a provável desaceleração do aumento da oferta de carne de frangos e um maior consumo de todas as carnes serão os fundamentos mais importantes para o mercado de carnes no segundo semestre e devem contribuir com um cenário mais positivo para os produtores, avalia o engenheiro agrônomo e Presidente do Grupo Agroceres, Fernando Pereira, que vai participar do II Seminário Agroceres de Economia e Negócios amanhã, dia 5 de junho, durante a Agrofena/Fenamilho, no auditório Antenor Pereira Caixeta, no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, em Patos de Minas, em Minas Gerais.

“Apesar do baixo crescimento na oferta de carnes suína e de frango neste primeiro quadrimestre, o custo de produção que já era alto ficou ainda maior com impacto da elevação do preço da soja, pois que a queda na cotação do milho não foi suficiente para contrabalançar este aumento. Já a carne bovina convive agora com período de safra e com a expectativa de aumento moderado da oferta em relação a 2011. Por isso os preços estão piores, mas não em nível para provocar perdas aos pecuaristas tecnificados, como está ocorrendo com a suinocultura e avicultura de corte”, ponderou o especialista.

Ele alerta que apesar da perspectiva de dias melhores para o produtor, os custos de produção devem se manter em patamares elevados. “A expectativa de recuperação de preço das carnes fica por conta o volume das exportações e de um eventual ajuste da oferta de carne de frangos, além de uma aposta em uma aceleração do consumo interno. Contudo, continua pouco provável uma queda substancial no custo das rações, pois a oferta limitada de grãos para uso em rações é algo que se verifica em todo o mundo”.

As principais perspectivas para o mercado de grãos e carnes e os principais desafios do agronegócio brasileiro serão debatidos por especialistas do setor durante o encontro promovido pelo Grupo Agroceres com o apoio do Sindicato Rural de Patos de Minas. O objetivo é levar informações relevantes para tomadas de decisão e, assim, contribuir para o desenvolvimento do agronegócio na região, destacou Pereira. “Patos de Minas é um dos berços da Agroceres e é onde fica uma das nossas principais bases de operação. Esta é uma das razões de acreditarmos e apostarmos tanto no agronegócio da região”, destacou o executivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agroceres

◄ Leia outras notícias