Milho e Sorgo

Agricultores participam de encontro sobre silos secadores de milho em Paraíso do Sul

A Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Paraíso do Sul, realiza nesta quinta-feira (14/06), encontro sobre a utilização de silos de alvenaria para a secagem e armazenagem de grãos


Publicado em: 14/06/2012 às 16:20hs

Agricultores participam de encontro sobre silos secadores de milho em Paraíso do Sul

A Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Paraíso do Sul, realiza nesta quinta-feira (14/06), encontro sobre a utilização de silos de alvenaria para a secagem e armazenagem de grãos. O evento, que ocorre na sede do STR, contará com a participação de cerca de 30 agricultores que utilizam estas estruturas.

O assistente técnico regional em Secagem e Armazenagem do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Luiz Antonio Barcellos, indica uma série de vantagens para a utilização de silos de alvenaria na pequena propriedade. “Um deles é o baixo custo de fabricação por se utilizar materiais comuns e a própria eficiência na secagem e armazenagem”, afirma Barcellos. A abordagem do encontro em Paraíso do Sul será o de orientar os agricultores na parte de aeração e controle de pragas no milho armazenado.

O engenheiro agrônomo do escritório da Emater/RS-Ascar em Paraíso do Sul, João Antônio Santos, fala que trabalhar com armazenamento significa ajudar a mudar a realidade das pequenas propriedades. “Muitas perdem mais de 30% da produção de milho para ratos e insetos por causa da armazenagem inadequada. Também significa cuidado com a qualidade dos alimentos, e o aumento relativo da disponibilidade de grãos para o consumo humano e para as criações”, diz o técnico.

O beneficiamento adequado dos grãos também é importante para a comercialização do milho. “A venda logo após a colheita pode representar perdas no valor final de comercialização de mais de 20%, ou seja, aqueles agricultores que conseguem armazenar adequadamente a produção de milho na sua propriedade conseguem melhores preços pelo produto”, afirma João.

Milho

O município de Paraíso do Sul cultiva cerca de 2, 8 mil hectares de milho, sendo a maior parte da safrinha, ou seja, plantados a partir do mês de janeiro. Com uma produtividade média de 2,4 toneladas por hectare, a percentagem de armazenamento em silos de alvenaria orientados pela Emater/RS-Ascar é de 4% sobre a produção total do município. O cultivo de milho é responsável por abastecer as pequenas propriedades da agricultura familiar do município, com alimento para as criações (bois mansos, vacas, suínos, galinhas) que fornecem alimento para as famílias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias