Publicado em: 31/01/2017 às 01:00hs
Num esforço conjunto, desde 2014, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja), a Embrapa e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) realizam anualmente o Circuito Tecnológico - etapa Milho, que apresenta um cenário da produção de milho safrinha no Mato Grosso ao percorrer as regiões de cultivo do estado, visitando fazendas e monitorando lavouras. Perfis da cultura do milho em cada região são obtidos a partir de avaliações técnicas realizadas em talhões de cultivo, juntamente com a aplicação de questionários para coleta de informações e indicadores sobre o nível de investimento, as principais tecnologias adotadas, a condução das plantações e os principais gargalos.
Com base na edição 2015 do Circuito Tecnológico, esta publicação enfoca aspectos relacionados às estratégias para tomada de decisão na escolha de cultivares e adubação, estimativa do potencial produtivo das lavouras e manejo de nutrientes na cultura do milho safrinha. Merece destaque a grande variação nos padrões operacional e gerencial das fazendas produtoras de grãos no estado, compondo um verdadeiro mosaico, com significativa diversidade de formas de manejo dos sistemas de produção, envolvendo o milho safrinha. Essa constatação reforça a importância da parceria Aprosoja/Embrapa/Imea, objetivando caracterizar a evolução da realidade nas lavouras a cada nova safra, no estado cujas dimensões da área cultivada e a produção resultante impactam marcadamente a economia e a sociedade brasileiras.
Autores: Álvaro Vilela de Resende, Alexandre Ferreira da Silva, Emerson Borghi, Miguel Marques Gontijo Neto (pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo); Luciano Shozo Shiratsuchi, Rafael Major Pitta, Anderson Ferreira (pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril).
Clique aqui para ler o artigo.
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo
◄ Leia outros artigos