Publicado em: 25/09/2012 às 14:00hs
Estão sendo esperadas mais de mil e seiscentas pessoas para discutir a temática a fruticultura em transformação: na produção, na pesquisa e no consumo de frutas. A modernização no campo, os avanços tecnológicos e os novos hábitos de consumo de frutas.
Segundo o presidente da comissão executiva do XXII CBF, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Paulo Ricardo Dias de Oliveira, a programação técnica foi estudada e planejada para trazer palestrantes e temáticas que sirvam como referência para alavancar a fruticultura nacional.
Alguns destaques nas conferências do evento:
A abertura do evento, dia 22, será feita pelo pesquisador norte-americano Jules Janick, da Universidade de Purdue (EUA), um dos maiores especialistas internacionais na área de melhoramento genético de maçã, que irá falar sobre Melhoramento de fruteiras: passado, presente e futuro.
Novidades produção de mirtilo no Chile: situação atual e avanços recentes será o título da palestra de Jorge Retamales Aranda, da Universidad de Talca (Chile). O Chile é o principal produtor de mirtilo para a indústria e também o principal exportador da fruta fresca para o hemisfério norte fora da safra. Em 2011, chegou a exportar 380 mil dólares (94 mil toneladas). Além de apresentar a situação atual, Retamales irá falar sobre as próximas mudanças da produção chilena, como a busca de uma maior produtividade aliada a práticas de produção sustentável. A conferência acontecerá no dia 23.
O Congresso também vai trazer o pesquisador Yuanwen Teng, da Universidade de Zhejiang (China), para falar sobre a Produção e pesquisa frutícola na China, na manhã do dia 24 de outubro. Essa é uma das palestras que mais chama a atenção do público, pois irá apresentar a realidade do maior produtor mundial de frutas da atualidade.
Também na manhã do dia 24, o pesquisador Carlos Crisosto, da Universidade da Califórnia (EUA), irá falar sobre Tecnologias pós-colheita emergentes onde serão abordados fatores pré-colheita que influenciam a qualidade dos frutos, bem como as tecnologias pós-colheita disponíveis para conservação dos frutos em todas as etapas do processo, de forma a garantir a satisfação do consumidor final.
Para falar sobre Viticultura Sustentável, no dia 25, a organização irá trazer Glenn McGourty, da Universidade da Califórnia (EUA), um dos principais especialistas no tema na Califórnia, estado americano referência na produção de frutas. Ele irá apresentar estratégias para manejar os vinhedos visando a qualidade e produtividade através do emprego de ferramentas de controle biológico, cultural e químico, com o objetivo de reduzir ao máximo os riscos econômicos, ambientais e na saúde humana.
Além das conferências, a programação do evento apresenta 15 painéis sobre os mais diversos temas. Destaque para o painel quatro sobre Produção Integrada de Frutas: perspectivas tecnológicas, mercadológicas e estratégicas, que irá contar com a participação de Marcus Vinicius de Miranda Martins, recém-empossado coordenador da Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Euder Ribeiro, presidente da Associação Brasileira da Produção Certificada e Sustentável (ABPCS); e de Tiaraju Peixoto Pires, superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura é uma realização da Sociedade Brasileira de Fruticultura, com promoção, nesta 22ª edição, da Embrapa, por meio de sua unidade Uva e Vinho. Mais de 20 instituições apoiam o Congresso, que conta com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Para obter outras informações sobre o evento e realizar a inscrição acesse: www.congressofruticultura2012.com.br.
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
◄ Leia outras notícias